Artes, Património e Identidades na Europa
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2024-2025
01013101
História
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas. Com bibliografia específica indicada antecipadamente, os conteúdos teóricos são invariavelmente acompanhados pela exposição de imagens servindo de suporte a períodos de reflexão e debate onde, através do estímulo a uma intervenção ativa por parte dos alunos se promove o raciocínio crítico. A aprendizagem assenta fundamentalmente num conjunto de casos práticos, promovendo o contacto direto com os discursos sobre o património na sociedade atual.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como objetivo:
- uma reflexão crítica em torno dos conceitos correlativos de arte, património e identidade
- promover o conhecimento de um conjunto de ferramentas fundamentais à compreensão do objecto artístico, tendo em conta o seu contexto de produção, complexidade e especificidade
- desenvolver o olhar e a sensibilidade, bem como a capacidade de descodificar e compreender a arte e o património
- compreender a dimensão da obra de arte enquanto fonte incontornável para o conhecimento da História da Humanidade e decorrente valor patrimonial
- tomar consciência da utilização da arte como instrumento político e social
- promover a consciência do papel crucial do património na construção, consolidação e coesão de identidades.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Identidade
1.1. A identidade cultural na pós-modernidade. A crise de identidades na Europa. Análise prática de casos concretos
1.2. A identidade portuguesa: construção e consolidação
1.3. O caso português como uma questão de hiperidentidade
2. Património
2.1. Interdependência entre os conceitos de Identidade, História, Memória e Património. Património e poder: “usos e abusos. Patrimónios em conflito: religião, questões étnicas, propaganda, conflitos militares, migrações, exclusão e aniquilação
2.2. Do carácter jurídico ao alargamento progressivo do conceito
2.3. Os caminhos do património: de Alexandre Herculano à Carta de Veneza
2.4. Património e UNESCO. Análise de casos práticos: Coimbra, Alto Douro, Mosteiro da Batalha
3. Património como o 4º pilar da sustentabilidade e motor de desenvolvimento.
4. Património e turismo: “overtourism, mass tourism, overcrowding, crowd control, detourism, slow tourism, sustainable tourism”. Análise dos casos de Barcelona, Veneza e Lisboa.
Docente(s) responsável(eis)
António Luís Domingues Ginja
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
(2010). 100 ANOS de património: memória e identidade. Portugal 1910-2010. IGESPAR.
Lourenço, E. (1994). Nós e a Europa ou as duas razões. INCM.
Graham, B, & Howard, P. (eds). (2008). The Ashgate Research Companion to Heritage and Identity. Ashgate Publishing Limited.
Hall, S. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade (11ª ed.). DP&A.
Mattoso, J. (2008). A identidade Nacional (4ª ed.). Fundação Mário Soares - Gradiva.
Nunning, A., & Erll, A. (2008). Cultural Memory studies. An international and interdisciplinary Handbook. de Gruyter.
(1993). Dar Futuro ao Passado: exposição. SEC / IPPAR.