Artes, Património e Identidades na Europa

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01013101
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas. Com bibliografia específica indicada antecipadamente, os conteúdos teóricos são invariavelmente acompanhados pela exposição de imagens servindo de suporte a períodos de reflexão e debate onde, através do estímulo a uma intervenção ativa por parte dos alunos se promove o raciocínio crítico. A aprendizagem assenta fundamentalmente num conjunto de casos práticos, promovendo o contacto direto com os discursos sobre o património na sociedade atual.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objetivo:

- uma reflexão crítica em torno dos conceitos correlativos de arte, património e identidade

- promover o conhecimento de um conjunto de ferramentas fundamentais à compreensão do objecto artístico, tendo em conta o seu contexto de produção, complexidade e especificidade

- desenvolver o olhar e a sensibilidade, bem como a capacidade de descodificar e compreender a arte e o património

- compreender a dimensão da obra de arte enquanto fonte incontornável para o conhecimento da História da Humanidade e decorrente valor patrimonial

- tomar consciência da utilização da arte como instrumento político e social

- promover a consciência do papel crucial do património na construção, consolidação e coesão de identidades.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Identidade

1.1. A identidade cultural na pós-modernidade. A crise de identidades na Europa. Análise prática de casos concretos

1.2. A identidade portuguesa: construção e consolidação

1.3. O caso português como uma questão de hiperidentidade

2. Património

2.1. Interdependência entre os conceitos de Identidade, História, Memória e Património. Património e poder: “usos e abusos. Patrimónios em conflito: religião, questões étnicas, propaganda, conflitos militares, migrações, exclusão e aniquilação

2.2. Do carácter jurídico ao alargamento progressivo do conceito

2.3. Os caminhos do património: de Alexandre Herculano à Carta de Veneza

2.4. Património e UNESCO. Análise de casos práticos: Coimbra, Alto Douro, Mosteiro da Batalha

3. Património como o 4º pilar da sustentabilidade e motor de desenvolvimento.

4. Património e turismo: “overtourism, mass tourism, overcrowding, crowd control, detourism, slow tourism, sustainable tourism”. Análise dos casos de Barcelona, Veneza e Lisboa.

Docente(s) responsável(eis)

António Luís Domingues Ginja

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

(2010). 100 ANOS de património: memória e identidade. Portugal 1910-2010. IGESPAR.

Lourenço, E. (1994). Nós e a Europa ou as duas razões. INCM.

Graham, B, & Howard, P. (eds). (2008). The Ashgate Research Companion to Heritage and Identity. Ashgate Publishing Limited.

Hall, S. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade (11ª ed.). DP&A.

Mattoso, J. (2008). A identidade Nacional (4ª ed.). Fundação Mário Soares - Gradiva.

Nunning, A., & Erll, A. (2008). Cultural Memory studies. An international and interdisciplinary Handbook. de Gruyter.

 (1993). Dar Futuro ao Passado: exposição. SEC / IPPAR.