Artes, Património e Identidades na Europa

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01013101
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas. Com bibliografia específica indicada antecipadamente, os conteúdos teóricos são invariavelmente acompanhados pela exposição de imagens servindo de suporte a períodos de reflexão e debate onde, através do estimulo a uma intervenção ativa por parte dos alunos se promove o raciocínio crítico. A aprendizagem assenta fundamentalmente num conjunto de visitas de estudo, promovendo o contacto direto com a obra de arte e a compreensão do papel do património na sociedade atual.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objetivo:

- uma reflexão crítica em torno dos conceitos correlativos de arte, património e identidade.

- promover o conhecimento de um conjunto de ferramentas fundamentais à compreensão do objecto artístico, tendo em conta a sua complexidade e especificidade;

- desenvolver o olhar e a sensibilidade, bem como a capacidade de descodificar e compreender a arte e o património;

- compreender a dimensão da obra de arte enquanto fonte incontornável para o conhecimento da História da Humanidade e decorrente valor patrimonial;

- tomar consciência da utilização da arte como instrumento político e social;

- promover a consciência do papel crucial do património na construção, consolidação e coesão de identidades.

Estágio(s)

Não

Programa

A moldura conceptual: reflexão em torno dos conceitos de Arte, património, identidade, memória e história.

A aplicação dos conceitos, de forma crítica e articulada, será feita por duas vias:

1. em sala de aula, a propósito de grandes temas de âmbito europeu, escolhidos anualmente, tais como:

- As catedrais góticas francesas: Saint Denis e o Opus francigenum. Implicações nacionais e europeias;

- O Alhambra de Granada: da Espanha islâmica à Universitas Christiana de Carlos V.

- O reinado de D. Manuel. O poder da arte na construção da mitografia imperial. Manuelino, Descobrimentos e (hiper)indentidade nacional.

2. de forma prática, utilizando Coimbra como campo de ação para um conjunto de visitas de estudo tais como:

Universidade, Sé Velha, Santa Cruz, Santa Clara, Museu Nacional de Machado de Castro, Torre de Almedina, etc.

Docente(s) responsável(eis)

Vítor Manuel da Silva Costa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

100 ANOS de património: memória e identidade. Portugal 1910-2010, Lisboa, IGESPAR, 2010.

CAMINHOS do Património, Catálogo da Exposição, Lisboa, DGEMN e Livros Horizonte, 1999.

LOURENÇO, Eduardo, "Identidade e Memória O caso português”, Nós e a Europa ou as duas razões, INCM, Lisboa, 1994.

LOURENÇO, Eduardo, “Portugal, Identidade e Imagem”, Nós e a Europa ou as duas razões, INCM, Lisboa, 1994.

MATTOSO, José, A identidade Nacional, Lisboa, Fundação Mário Soares - Gradiva, 4ª ed. 2008.

Ashgate Research Companion to Heritage and Identity (The), Graham, Brian; Howard, Peter (eds), Ashgate Publishing Limited, 2008.

A bibliografia específica para os casos de estudo será indicada em cada ano, no início do semestre.