Teatro Grego
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2024-2025
01013087
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Exposição teórica, leitura e comentário de excertos selecionados das peças do programa, comentário de imagens e de excertos de encenações, debate de opiniões sobre questões suscitadas pelos conteúdos programáticos.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre o aluno deve:
a)ter criado hábitos de leitura assídua;
b)ter obtido uma informação que faça dele um leitor competente da poesia dramática grega;
c)conhecer a bibliografia elementar sobre as matérias;
d)ser capaz de emitir opiniões pessoais sobre os assuntos e de as expor com rigor e coerência.
Estágio(s)
NãoPrograma
Teatro Grego - Ésquilo, Sófocles, Eurípides, Aristófanes, Menandro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas: 20.0%
Frequência: 80.0%
Bibliografia
Fialho, M. C. (1992), Luz e trevas no teatro de Sófocles. Coimbra.
Goldhill, S. (2007), How to stage Greek tragedy today. Chicago and London.
Gregory, J., ed. (2008), A companion to Greek tragedy. New Jersey.
Markantonatos, A. (2012), Brill’s Companion to Sophocles. Leiden-Boston.
Pociña, A., López, A., Morais, C., Silva, M. F. (2010), Antígona: a eterna sedução da filha de Édipo. Coimbra.
Romilly, J. (2013, reimp.), A tragédia grega. Trad. de L. Santa Bárbara. Lisboa.
Segal, E., ed. (2001, reimp.), Oxford readings in Greek tragedy. Oxford.
Segal, E., ed. (2002), Oxford readings in Menander, Plautus and Terence. Oxford.
Silva, M. F. (2007), Ensaios sobre Aristófanes. Lisboa.
Silva, M. F. (2005), Ensaios sobre Eurípides. Lisboa.
Silva, M. F. (2005), Ésquilo, o primeiro dramaturgo europeu. Coimbra.
Taplin, O. (2002, 2ª ed.), Greek tragedy in action. London and New York.