Poesia Latina

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01013059
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino visam proporcionar o contacto direto com os textos, estudados em latim e/ou em tradução portuguesa. A metodologia assenta no equilíbrio entre componentes teóricas (exposição de teor histórico-literário) e práticas (análise de texto), possibilitando aos/às estudantes adquirir as bases necessárias para responder com sucesso às solicitações inerentes à avaliação final por exame.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer o desenvolvimento da poesia latina no século I a.C., de Catulo a Ovídio; ser capaz de distinguir as caraterísticas dos diferentes géneros poéticos (epopeia, poema didático, elegia, epílio, écloga, sátira, epístola, poema lírico, epigrama); demonstrar ser capaz de reconhecer a individualidade da produção poética dos poetas estudados e de estabelecer entre eles relações comparativas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Poesia latina nos séculos III e II a.C.: panorâmica sintética.

2. Poesia latina na fase final da República: Catulo e Lucrécio.

3. Diversidade genérica e coesão poética na obra vergiliana.

4. Horácio nas suas várias facetas.

5. Propércio e Tibulo no contexto da elegia romana.

6. Ovídio e os seus mundos.

Docente(s) responsável(eis)

Frederico Maria Bio Lourenço

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

CAIRNS, D. (1977), Tibullus: A Hellenistic Poet at Rome, Cambridge.

CITRONI, M. (2006), Literatura da Roma Antiga, Lisboa (Gulbenkian).

COLEMAN, R. (1977), Vergil : Eclogues, Cambridge.

COURTNEY, E. (2003), The Fragmentary Latin Poets, Oxford.

FORDYCE, C.J. (1961), Catullus: A Commentary, Oxford.

FRÄNKEL, H. (1969), Ovid: a poet between two worlds, Berkeley.

FREUDENBERG, K. (1993), Horace on the theory of Satire, Princeton.

GALE, M. (2007), Lucretius (Oxford Readings in Classical Studies), Oxford.

GILLESPIE, S. & HARDIE, P. (2007), The Cambridge Companion to Lucretius, Cambridge.

HARRISON, S. (org.) (2007), The Cambridge Companion to Horace, Cambridge.

HOLLIS, A.S. (2007), Fragments of Roman Poetry, Oxford.

HUBBARD, M. (1974), Propertius, London.

KENNEY, E. (1982), The Cambridge History of Classical Literature: Latin Literature, Cambridge.

LYNE, R.O.A.M. (1987), Further Voices in Vergil's Aeneid, Oxford.

OTIS, B. (1966), Ovid as an epic poet, Cambridge.