Poesia Latina
0
2022-2023
01013059
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino visam proporcionar o contacto direto com os textos, estudados em latim e/ou em tradução portuguesa. A metodologia assenta no equilíbrio entre componentes teóricas (exposição de teor histórico-literário) e práticas (análise de texto), possibilitando aos/às estudantes adquirir as bases necessárias para responder com sucesso às solicitações inerentes à avaliação final por exame.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer o desenvolvimento da poesia latina no século I a.C., de Catulo a Ovídio; ser capaz de distinguir as caraterísticas dos diferentes géneros poéticos (epopeia, poema didático, elegia, epílio, écloga, sátira, epístola, poema lírico, epigrama); demonstrar ser capaz de reconhecer a individualidade da produção poética dos poetas estudados e de estabelecer entre eles relações comparativas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Poesia latina nos séculos III e II a.C.: panorâmica sintética.
2. Poesia latina na fase final da República: Catulo e Lucrécio.
3. Diversidade genérica e coesão poética na obra vergiliana.
4. Horácio nas suas várias facetas.
5. Propércio e Tibulo no contexto da elegia romana.
6. Ovídio e os seus mundos.
Docente(s) responsável(eis)
Frederico Maria Bio Lourenço
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
CAIRNS, D. (1977), Tibullus: A Hellenistic Poet at Rome, Cambridge.
CITRONI, M. (2006), Literatura da Roma Antiga, Lisboa (Gulbenkian).
COLEMAN, R. (1977), Vergil : Eclogues, Cambridge.
COURTNEY, E. (2003), The Fragmentary Latin Poets, Oxford.
FORDYCE, C.J. (1961), Catullus: A Commentary, Oxford.
FRÄNKEL, H. (1969), Ovid: a poet between two worlds, Berkeley.
FREUDENBERG, K. (1993), Horace on the theory of Satire, Princeton.
GALE, M. (2007), Lucretius (Oxford Readings in Classical Studies), Oxford.
GILLESPIE, S. & HARDIE, P. (2007), The Cambridge Companion to Lucretius, Cambridge.
HARRISON, S. (org.) (2007), The Cambridge Companion to Horace, Cambridge.
HOLLIS, A.S. (2007), Fragments of Roman Poetry, Oxford.
HUBBARD, M. (1974), Propertius, London.
KENNEY, E. (1982), The Cambridge History of Classical Literature: Latin Literature, Cambridge.
LYNE, R.O.A.M. (1987), Further Voices in Vergil's Aeneid, Oxford.
OTIS, B. (1966), Ovid as an epic poet, Cambridge.