Mitologia Greco-Latina
0
2024-2025
01013024
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas repartidas entre enquadramentos teóricos e análises práticas de material (sobretudo textos e também imagens). A avaliação seria feita de acordo com o “Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do 1º/2º ciclo da FLUC”, tendo em conta as prestações orais durante as aulas, testes presenciais e trabalhos escritos, podendo também incidir essencialmente sobre exames finais.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer as definições de mito, suas principais estruturas e evolução.
Identificar as principais fontes e documentos escritos e iconográficos da mitologia grega e romana.
Reconhecer na produção cultural posterior ao mundo clássico, particularmente na contemporânea, a presença dos mitos.
Distinguir o mito enquanto conceito separado de religião, arte e literatura.
Identificar as características dos deuses e dos heróis do mundo clássico.
Estabelecer comparações entre as mitologias grega, romana e as mitologias do Oriente.
Identificar as distintas tipologias dos mitos, no seu caráter sistemático de discurso hermenêutico sobre a realidade humana
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Definições de mito, suas principais estruturas e evolução
1.1. O mito: discussão das principais teorias: a alegorista, ritualista e psicanalista. A teoria estruturalista e sua validade.
1.2. Noção de cristalização dos mitos.
1.3. Fontes e recursos para o estudo da mitologia greco-latina.
2. Natureza da religião grega e romana
2.1. Vertente legalista da religião: o oráculo de Apolo em Delfos.
2.2. Vertente iniciática da religião: as correntes mistéricas.
2.3. Religião e mitologia romanas. A interpretatio Graeca
3. Mitos cosmofundadores: diálogo cultural entre o mundo greco-romano e o Oriente
3.1. A criação do mundo e dos deuses. Deuses e heróis.
3.2. A criação do homem.
3.3. Mitos etiológicos: decadência da humanidade
3.4. Mitos de viagens: os deuses errantes.
3.5. Mitos de transformação
4. Dinâmicas do mito de Eros
4.1. Eros e Thanatos.
4.2. Condicionamentos de género: entre o feminino e masculino.
4.3. A experiência iniciática: o Conto de Eros e Psique
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Excertos de Autores antigos (Homero, Hesíodo, Ésquilo, Eurípides, Plutarco, Cícero, Ovídio, Plínio-o-Velho, Apuleio).
Bremmer, J. (ed.), Interpretations of Greek Mythology, London,1988.
Burkert, W., Mito e Mitologia, tradução de M. H. Rocha Pereira, Lisboa, 1991.
Dias, P.B. "As águas que matam e as águas que salvam: a ambiguidade da água nos textos bíblicos" Brandão J. et al. O Melhor de tudo é a água, Coimbra, 2018. Dowden, K. e Livingstone, N., A Companion to Greek Mythology, Malden, 2011.
Ferreira, J. R., Amor e Morte na Cultura Clássica, Coimbra, 2013.
García Gual, C., Dicionário de Mitos, tradução de A. Borges et al, Cruz Quebrada, 2005.
Leão, D.F. “Tensiones generacionales y la ‘carga’ de la vejez en Alcestis de Eurípides”, Revista Jurídica de Buenos Aires, 94 (2017) 265-28.
Rüpke, G. (ed) A Companion to Roman Religion, Malden, 2007.
Rodrigues, N. S., Mitos e lendas da Roma antiga, Lisboa, 2005.
Woodward, R, D. (ed.) The Cambridge Companion to Greek Mythology, Cambridge, 200