Latim II (iniciação)
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2024-2025
01012973
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Latim I (Iniciação)
Métodos de Ensino
Método activo: a leccionação dos conteúdos terá como ponto de partida os textos selecionados e consistirá na participação ativa dos alunos em aulas que serão predominantemente teórico-práticas. Exposição teórica dos conteúdos programáticos em articulação com exercícios de flexão e de conjugação, orais e escritos, para reforço da memorização da morfologia latina; Leitura compreensiva de textos de complexidade gradual e análise e tradução de enunciados mais complexos, em interação com os alunos. Actividades de tradução autónoma e de produção de enunciados latinos supervisionados pela docente.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver e consolidar os conteúdos morfológicos e sintácticos adquiridos no nível I. Ler compreender textos adaptados de complexidade gradual, com vista à preparação para o exercício de leitura autónoma de textos originais latinos. O aluno adquire competências de fonética, morfologia, sintaxe e léxico do Latim para compreender textos latinos de dificuldade baixa e média.
Estágio(s)
NãoPrograma
O Latim II desenvolve-se em continuidade com os conteúdos do Latim I:
Morfologia
1.1 Flexão nominal – estudo sistemático da 3ª declinação. Os adjectivos (sistematização da flexão e graus). A formação de advérbios e seus graus.
1.2 Flexão verbal: continuação do estudo do modo indicativo - os tempos do perfectum; o modo conjuntivo; algumas formas nominais do verbo; alguns verbos irregulares; verbos depoentes e semidepoentes.
1.3 Palavras invariáveis: sistematização das preposições e suas regências e das conjunções coordenativas e subordinativas.
2. Sintaxe
2.1 Funções sintácticas (sistematização).
2.2 A coordenação
2.3 A subordinação: orações completivas; orações circunstanciais
2.5 O Ablativo Absoluto
2.6 Construções particulares de verbos e de adjectivos
3. Léxico
3.1 Relações etimológicas entre vocabulário latino e português, em diversos domínios
4. Uso do Dicionário com vista à actividade autónoma de tradução
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas: 30.0%
Frequência: 70.0%
Bibliografia
Dicionário de Latim-Português. Porto, Porto Editora, 2001.
Gaffiot, F. Dictionnaire illustré latin-français. Paris, Hachette, 1934 (num. reimp.).
Lewis and Short, A Latin Dictionnary.
Lourenço, Frederico, Nova Gramática do Latim. Quetzal, 2019.
C. A. Louro Fonseca, Sic itur in Vrbem, Coimbra, FLUC (https://bdigital.sib.uc.pt/jspui/handle/123456789/101)
Orberg, Hans H., Lingua Latina Per Se Illustrata. Pars I Familia Romana. Edizioni Accademia Vivarium Novum, 2003
Ernout, A. et Thomas, F., Syntaxe latine. Paris, Klincksieck, 51972.
Ernout, A., Morphologie historique du latin, Paris, Klincksieck, 31953
Fichas de trabalho e textos fornecidos e cedidos pela docente.