Latim II (iniciação)

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01012973
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Latim I (iniciação).

Métodos de Ensino

Método Teórico-prático:

-Exposição teórica dos conteúdos programáticos

-exercícios de flexão e de conjugação, orais e escritos, para reforço da memorização da morfologia latina

-Leitura, análise e tradução dos textos, em interação com os alunos

-tradução autónoma e produção, supervisionadas pelo docente, de enunciados latinos

Método activo: a leccionação dos conteúdos terá como ponto de partida os textos selecionados e consistirá na participação ativa dos alunos nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

O aluno adquire competências de fonética, morfologia, sintaxe e léxico do Latim para ler, interpretar, traduzir textos autênticos e autores latinos de dificuldade baixa e média.

Estágio(s)

Não

Programa

Textos: Graffitti de Pompeios; Textos epigráficos; Adagiário latino. Catulo, Carmina. Plauto, Amphytruo. Cícero, Epistulae (excertos)
Estudo progressivo dos conteúdos:
1.Morfologia; 1.1 flexão nominal: cont. do programa do nível anterior, com incidência nos nomes de tema em –u e em –e. Os adjetivos. Graus de. 1.2 flexão verbal: os tempos do perfectum. O modo conjuntivo. Formas nominais do verbo. Alguns verbos irregulares. Verbos depoentes e semidepoentes; 1.3 palavras invariáveis: preposições e suas regências; conjunções coordenativas e subordinativas. 2. Sintaxe: funções sintácticas (sistematização das declinações); a coordenação e subordinação; construções particulares de verbos e de adjetivos. 3. Relações etimológicas. 4.Tradução de textos adaptados e originais. Treino do uso do Dicionário.

Docente(s) responsável(eis)

José Luís Lopes Brandão

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Mini Testes: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Compêndio de textos fornecido pelo docente.
Dicionário de Latim-Português. Porto, Porto Editora, 2001.
Figueiredo, J. N. e Almendra, Ana, Compêndio de Gramática Latina. Porto Editora
Gaffiot, F. Dictionnaire illustré latin-français. Paris, Hachette, 1934 (num. reimp.).
Lewis and Short, A Latin Dictionnary
Outros :
Ernout, A. et Thomas, F., Syntaxe latine. Paris, Klincksieck, 51972.
Ernout, A., Morphologie historique du latin, Paris, Klincksieck, 31953.
Niedermann, M. Précis de Phonétique historique du Grec
Lausberg, H., Elementos de retórica literária, pref., trad. e adit. de R. M. Rosado Fernandes. Lisboa, Gulbenkian, 21972.