História da Grécia Antiga

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01012951
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A apresentação dos temas será feita pelos docentes, através de exposição oral, visualização de imagens de fontes arqueológicas e artísticas, sempre devidamente comentadas.

Os alunos serão chamados a participar activamente na reflexão sobre os temas do programa, sobretudo através da leitura e análise (em aula e em casa) de documentos, traduzidos em português e previamente contextualizados pelos docentes.

Resultados de Aprendizagem

a) análise científica rigorosa, baseada em fontes escritas e arqueológicas, dos temas seleccionados;

b) conhecimento dos traços fundamentais das realidades social, económica, política e cultural do Mundo Grego, sobretudo durante as chamadas Época Arcaica e Época Clássica;

c) reconhecimento, na realidade histórica grega, de matrizes políticas, sociais, económicas e culturais do mundo contemporâneo, sem descurar as diferenças particulares de cada universo.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução

1. 1. Definição do objecto de estudo da História da Grécia Antiga e das fontes para o seu conhecimento.

1. 2. Breve apresentação de um conspecto histórico da Grécia Antiga.

2. Identidades do Homem Grego

2. 1. Identidade familiar

            2. 1. 1. O oikos homérico: um modo de vida baseado na autarcia

            2. 1. 2. O basileus e a sua base social de apoio

            2. 1. 3. Código de valores: as relações de philia e xenia

2. 2. Identidade cívica

            2. 2. 1. A polis

            2. 2. 2. Processos de criação e manifestação de uma identidade de cariz cívico

                        a) Acção dos Legisladores

                        b) Papel dos Tiranos

                        c) Estatutos de polites e não-polites

2. 3. Identidade étnica

            2. 3. 1. Definição conceptual

            2. 3. 2. Contextualização histórica

                        a) Relacionamentos inter-poleis: rivalidades e alianças

                        b) As Guerras Medo-persas: um pan-helenismo genuíno ou condicionado?

3. Pensamento Político na Grécia Antiga

3. 1. Heródoto: fundador da teorização política

3. 2. Platão: da utopia ao “mundo possível”

Docente(s) responsável(eis)

Carmen Isabel Leal Soares

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas aulas: 20.0%
Frequência: 80.0%

Bibliografia

AUSTIN, M., VIDAL-NAQUET, P.(1985), Economia e sociedade na Grécia Antiga. Edições 70. Lisboa

BALOT, R. K.(2006), Greek Political Thougt. Blackwell. Oxford

CAMP, J. M.(2001), The Archaeology of Athens. Yale University Press. New Haven and London

FERREIRA, J. R(1992), A Grécia Antiga. Edições 70. Lisboa

FERREIRA, J. R.(42001), Pólis. Antologia de textos gregos. Minerva. Coimbra

FERREIRA, J. R., LEÃO, D. F.(2010), Dez grandes estadistas atenienses. Edições 70. Lisboa

HANSON, M. H.(2006), Polis: an Introduction to the Ancient Greek City-State. Oxford University Press

LEÃO, D. F.(2001), Sólon. Ética e política. FCG. Lisboa

MORRIS, I. and POWELL, B. (eds.)(1997), A New Companion to Homer. Brill. Leiden, New York, Köln

OWENS, E. J.(1991), The City in the Greek and Roman World. Routledge. London and New York

SOARES, C.(2007), “II. As poleis gregas: rivalidades e alianças”, in Heródoto, Histórias. Livro V. Int., trad. grego e notas de M. F. S. e Silva e C. Soares. Edições 70, Lisboa,33-58