História da Grécia Antiga
0
2019-2020
01012951
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A apresentação dos temas será feita pelos docentes, através de exposição oral, visualização de imagens de fontes arqueológicas e artísticas, sempre devidamente comentadas.
Os alunos serão chamados a participar activamente na reflexão sobre os temas do programa, sobretudo através da leitura e análise (em aula e em casa) de documentos, traduzidos em português e previamente contextualizados pelos docentes.
Resultados de Aprendizagem
a) análise científica rigorosa, baseada em fontes escritas e arqueológicas, dos temas seleccionados;
b) conhecimento dos traços fundamentais das realidades social, económica, política e cultural do Mundo Grego, sobretudo durante as chamadas Época Arcaica e Época Clássica;
c) reconhecimento, na realidade histórica grega, de matrizes políticas, sociais, económicas e culturais do mundo contemporâneo, sem descurar as diferenças particulares de cada universo.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução
1. 1. Definição do objecto de estudo da História da Grécia Antiga e das fontes para o seu conhecimento.
1. 2. Breve apresentação de um conspecto histórico da Grécia Antiga.
2. Identidades do Homem Grego
2. 1. Identidade familiar
2. 1. 1. O oikos homérico: um modo de vida baseado na autarcia
2. 1. 2. O basileus e a sua base social de apoio
2. 1. 3. Código de valores: as relações de philia e xenia
2. 2. Identidade cívica
2. 2. 1. A polis
2. 2. 2. Processos de criação e manifestação de uma identidade de cariz cívico
a) Acção dos Legisladores
b) Papel dos Tiranos
c) Estatutos de polites e não-polites
2. 3. Identidade étnica
2. 3. 1. Definição conceptual
2. 3. 2. Contextualização histórica
a) Relacionamentos inter-poleis: rivalidades e alianças
b) As Guerras Medo-persas: um pan-helenismo genuíno ou condicionado?
3. Pensamento Político na Grécia Antiga
3. 1. Heródoto: fundador da teorização política
3. 2. Platão: da utopia ao “mundo possível”.
Docente(s) responsável(eis)
Carmen Isabel Leal Soares
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas : 20.0%
Frequência: 80.0%
Bibliografia
Austin, M., Vidal-Naquet, P.(1985), Economia e sociedade na Grécia Antiga. Ed. 70 Lisboa
Balot, R. K.(2006), Greek Political Thougt. Blackwell. Oxford
Camp, J. M.(2001), The Archaeology of Athens. Yale University Press. New Haven and London
Ferreira, J. R.(1992), A Grécia Antiga. Edições 70. Lisboa
Ferreira, J. R.(42001), Pólis. Antologia de textos gregos. Minerva. Coimbra
Ferreira, J. R.,Leão, D. F. (2010), Dez grandes estadistas atenienses. Edições 70
Lisboa
Hanson, M. H.(2006), Polis: an Introduction to the Ancient Greek City-State. Oxford University Press
Leão, D. F.(2001), Sólon. Ética e política. FCG. Lisboa
Morris, I. and Powell, B.(eds.)(1997), A New Companion to Homer. Brill. Leiden, New York, Köln
Owens, E. J.(1991), The City in the Greek and Roman World. Routledge. London and New York
Soares, C.(2007), “II. As poleis gregas: rivalidades e alianças”, in Heródoto, Histórias. Livro V. Int., trad. grego e notas de M. F. S. e Silva e C. Soares.Edições 70, Lisboa, 33-58