Cultura Grega
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2024-2025
01012863
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A apresentação dos temas será feita pelos docentes, através de exposição oral, visualização de imagens de fontes arqueológicas e artísticas, sempre devidamente comentadas.
Os alunos serão chamados a participar activamente na reflexão sobre os temas do programa, em especial através da leitura e análise (em aula e em casa) de documentos, traduzidos em português e previamente contextualizados pelos docentes.
Resultados de Aprendizagem
O programa proposto pretende levar ao desenvolvimento das seguintes competências nos alunos:
- capacidade de refletir sobre expressões da cultura material e da cultura imaterial gregas;
- conhececer o enquadramento histórico e cultural do universo estudado;
- compreender o processo de transmissão do legado cultural grego;
- ser capaz de analizar na Arte e na Literatura manifestações materiais e imateriais dessa cultura;
- compreender e refletir sobre a educação como expressão de cultura e veículo de formação prática e moral, privada ou institucionalizada.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Cultura material e imaterial
1. Enquadramento histórico e cultural do mundo grego.
2. A transmissão do legado clássico
a) a questão das fontes: arqueologia e literatura
b) oralidade e literacia na cultura grega
c) conhecimento da literatura grega
3. Arte e literatura: a obsessão pelo mito.
a) cerâmica e escultura gregas
b) o mito na literatura e nas artes plásticas
c) estudos de caso: Ciclo Épico, Héracles, Teseu, mitos trágicos.
II. Educação para a excelência
1. Competições oficiais – provas, ambiente cultural, contexto religioso e político.
2. Educação ocasional:
a) Crianças: educadores e atividades lúdico-educativas
b) Jovens e adultos: o symposion, a palestra e a ágora.
3. Ensino regular:
a) Educação Antiga, o ideal da excelência moral e física
b) Educação Nova, a educação do cidadão para a vida política
c) Propostas educativas de Platão: ensino público e igual para rapazes e raparigas
d) Educação Helenística: estudos retóricos, filosóficos, científicos e literários.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas: 20.0%
Frequência: 80.0%
Bibliografia
Barringer, J. M. (2008), Art, Myth, and Ritual in Classical Greece. Cambridge.
Carpenter, T. H. (1991, repr. 2006), Art and Myth in Ancient Greece. London.
Cornelli, G., Lopes, R. (2018), Platão. Coimbra Companions. Coimbra.
Ferreira, L. N. (2013), Mobilidade poética na Grécia antiga: uma leitura da obra de Simónides, Coimbra.
González-González, M., Ferreira, L. N. (2018), “Aproximaciones al estúdio de la infancia em la Grecia Antigua desde la literatura y el arte funerários”, in História Antiga: Relações Interdisciplinares. Fontes, Artes, Filosofia, Política Religião e Receção, Coimbra, 183-196.
Pomeroy, S. (1997), Families in Classical and Hellenistic Greece. Representations and Realities, Oxford.
Rocha Pereira, M. H. (2017, 12ª ed.), Estudos de História da Cultura Clássica. Vol. I: Cultura Grega, Lisboa.
Soares, C. (2011), Crianças e Jovens nas Vidas de Plutarco, Coimbra.
Woodford, S. (2003), Images of Myths in Classical Antiquity. Cambridge