Música e Cultura Ocidentais II
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2024-2025
01012852
Área Científica do Menor
Português
E-learning
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
- Exposição teórica feita pelo docente
- Análise de exemplos e de conteúdo bibliográfico
- Debate na aula.
Resultados de Aprendizagem
Compreender historicamente a evolução da música ocidental entre os séculos XVIII e XX; distinguir os estilos individuais dos mais importantes compositores da época abrangida pelo programa; ter uma noção visual e auditiva do instrumentário da música clássica e romântica; compreender os conceitos estéticos próprios da música clássica e romântica; perceber a evolução de movimentos musicais no século XX.
Estágio(s)
NãoPrograma
A unidade curricular propõe um conspecto panorâmico da história da música europeia, desde meados do séc. XVIII ao século XX. Este percurso será feito tendo por etapas os seguintes conteúdos: música instrumental e vocal no classicismo vienense (Haydn, Mozart, Beethoven); Schubert e o Lied; formas instrumentais no romantismo (Schumann, Mendelssohn, Chopin, Liszt); a ópera romântica em Itália e na Alemanha; nacionalismo musical; impressionismo; a 2ª Escola de Viena; Stravinsky. Os conteúdos serão dados em ligação com aspetos relevantes da cultura artística dos períodos em causa, com destaque para a pintura, a arquitetura e o bailado.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
CARDOSO, José Maria Pedrosa, História Breve da Música Ocidental, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2010.
GRIFFITHS, Paul, História Concisa da Música Ocidental, Lisboa, Bizâncio, 2007.
GROUT, Donald J, & PALISCA, Claude V., História da Música Ocidental, Lisboa, Gradiva, 1994. [revisão técnica de Adriana Latino].
TARUSKIN, Richard, The Oxford History of Western Music. Vol. I: Music from the Earliest Notations to the Sixteenth Century, Oxford University Press, 2005.
TARUSKIN, Richard, The Oxford History of Western Music. Vol. II: Music in the Seventeenth and Eighteenth Centuries, Oxford, 2005.