Música e Cultura Ocidentais II

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01012852
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

- Exposição teórica feita pelo docente

- Análise de exemplos e de conteúdo bibliográfico

- Debate na aula.

Resultados de Aprendizagem

Compreender historicamente a evolução da música ocidental entre os séculos XVIII e XX; distinguir os estilos individuais dos mais importantes compositores da época abrangida pelo programa; ter uma noção visual e auditiva do instrumentário da música clássica e romântica; compreender os conceitos estéticos próprios da música clássica e romântica; perceber a evolução de movimentos musicais no século XX.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular propõe um conspecto panorâmico da história da música europeia, desde meados do séc. XVIII ao século XX. Este percurso será feito tendo por etapas os seguintes conteúdos: música instrumental e vocal no classicismo vienense (Haydn, Mozart, Beethoven); Schubert e o Lied; formas instrumentais no romantismo (Schumann, Mendelssohn, Chopin, Liszt); a ópera romântica em Itália e na Alemanha; nacionalismo musical; impressionismo; a 2ª Escola de Viena; Stravinsky. Os conteúdos serão dados em ligação com aspetos relevantes da cultura artística dos períodos em causa, com destaque para a pintura, a arquitetura e o bailado.

Docente(s) responsável(eis)

Leonor Duarte Patacas de Areia Losa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

CARDOSO, José Maria Pedrosa, História Breve da Música Ocidental, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2010.

GRIFFITHS, Paul, História Concisa da Música Ocidental, Lisboa, Bizâncio, 2007.

GROUT, Donald J, & PALISCA, Claude V., História da Música Ocidental, Lisboa, Gradiva, 1994. [revisão técnica de Adriana Latino].

TARUSKIN, Richard, The Oxford History of Western Music. Vol. I: Music from the Earliest Notations to the Sixteenth Century, Oxford University Press, 2005.

TARUSKIN, Richard, The Oxford History of Western Music. Vol. II: Music in the Seventeenth and Eighteenth Centuries, Oxford, 2005.