Seminário de Estudos Artísticos

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01012848
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

-  Exposições teórico-práticas feitas pela docente e, de forma programada , também por alunos

-  Análise, interpretação e debate a partir de textos, filmes ou obras musicais.

- Trabalhos de pesquisa e de análise apresentados / entregues na aula, individuais ou em grupo.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina propõe um trabalho intensivo em torno do discurso científico na Arte. Procura desenvolver a capacidade de discussão, articulada e fundamentada, para cada uma das áreas matriz: Cinema, Música e Teatro. Procura estimular uma maior autonomia crítica e científica.

Cada turma persegue estes objectivos através da análise de um tema / estudos de caso:

CINEMA:

 -Interpretar o significado da linguagem cinematográfica e das estratégias de encenação utilizados pelos cineastas para pensar o cinema como fonte para a história.

TEATRO

-Trabalho sobre os conceitos de metateatralidade e performance, enquanto estímulo à reflexão e motivo de avaliação das relações complexas entre palavra e gesto.

MÚSICA

-compreensão do discurso e práticas da investigação científica e artística em música e som;

-análise crítica de artigos, capítulos e recensões críticas de referência na área da musicologia;

-desenvolvimento de um dossier centrado num problema de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

CINEMA

1. O Cinema como Fonte para a História

2. A Representação do Devir Histórico

3. Encontro de Temporalidades (1): O Passado no Presente

4. Encontro de Temporalidades (2): O Futuro no Presente

5. O Tempo através do Espaço: Alegorias Paisagísticas

6. O Cinema da Austeridade na Grécia, na Espanha e em Portugal

TEATRO

Os tópicos tratados nesta unidade curricular podem oscilar entre questões de ordem temática e questões de natureza técnico-compositiva que permitem abordar diferentes aspetos relacionados com a dinâmica do “texto” e da “performance”, do diálogo entre teatralidade e representação cénica do humano. Ex: (i) tema "Cómico e Teatro"; (ii) tema "Patologias no/do teatro: Teatro e Medicina"

MÚSICA

• Introdução ao discurso de investigação científica e artística em música.

• Anotação: artigo, capítulo, livro. Recensão crítica.

• Temática de investigação (musical). Índice e planificação.

• Organização de bibliografia; citação; notas.

• “Problemas” de investigação em música. 

Docente(s) responsável(eis)

Maria Marta Dias Teixeira da Costa Anacleto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Funcionando em regime de seminário, a avaliação é periódica contemplando, entre outros possíveis elementos: a) participação ativa nos debates e apresentação de relatórios temáticos b) elaboração de um trabalho de iniciação à investigação, a partir de fontes documentais c) realização de uma prova escrita presencial: 100.0%

Bibliografia

CINEMA

Austin, Thomas & Koutsourakis, Angelos (eds.). 2020. Cinema of Crisis: Film and Contemporary Europe. Edinburgh University Press.

Melbye, David. 2010. Landscape Allegory in Cinema – From Wilderness to Wasteland.Palgrave Macmillan.

Rosenstone, Robert A. 1995. Visions of the Past. The Challenge of Film to Our Idea of History. Harvard University Press.

TEATRO

ALLAIN, Paul e HARVIE, Jen (2014). The Routledge Companion to Theatre and Performance. Routledge.

FISCHER-LICHTE, Erika et al. (2014). The Routledge Introduction to Theatre and Performance Studies. Routledge.

SHULTZ, Daniel (2017). Authenticity in contemporary Theatre and Performance. Bloomsbury.

MÚSICA

Booth, Wayne C., Gregory G. Colomb, and Joseph M. Williams. 2008. The Craft of Research. Chicago: The University of Chicago Press.

Herbert, Trevor, 2009. Music in Words: A Guide to Writing about Music. Oxford University Press.

Williams, Joseph. 2014. Style: Lessons in Clarity and Grace, Pearson Education.