Seminário de Estudos Artísticos

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01012848
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

-  Exposições teórico-práticas feitas pela docente e, de forma programada , também por alunos

-  Análise, interpretação e debate a partir de textos, filmes ou obras musicais.

-  Trabalhos de pesquisa e de análise apresentados / entregues na aula, individuais ou em grupo.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina propõe um trabalho intensivo em torno do discurso científico na Arte.Procura desenvolver a capacidade de discussão,articulada e fundamentada,para cada uma das áreas matriz:Cinema,Música e Teatro.Procura estimular uma maior autonomia crítica e científica.Cada turma persegue estes objectivos através da análise de um tema/estudos de caso:CINEMA•textos teóricos e críticos sobre a obra de Robert Bresson•refletir sobre os escritos do artista, Notas sobre o Cinematógrafo•visionar e discutir de modo detalhado todos os filmes do cineastaTEATRO•Trabalho sobre o conceito de metateatralidade enquanto como estímulo à reflexão e motivo de avaliação das relações complexas entre palavra e gesto. MÚSICA•análise crítica de artigos de referência publicados em revistas científicas das diferentes áreas da musicologia;•aprendizagem, "by example",das diferentes metodologias aplicadas na investigação em Música(Musicologia Histórica,Etnomusicologia,Performance Studies,etc.).

Estágio(s)

Não

Programa

CINEMA

A Obra Cinematográfica de Robert Bresson

• uma arte da presença

• Notas sobre o Cinematógrafo

TEATRO

• O assunto tratado nesta unidade curricular pode oscilar entre questões de ordem temática e questões de natureza técnico-compositiva. Ex: o tema «Cómico e Teatro», levará os alunos a refletir sobre a forma complexa de significação dos mecanismos do cómico na dramaturgia e no teatro. Não só será avaliado o percurso do cómico ao riso, como as diversas técnicas que lhe dão forma, no texto e em cena, e os seus resultados junto do público.

MÚSICA

• Os estudos de caso trabalhados variam conforme os interesses dos alunos. Os temas escolhidos (exs: "A possível renovação da música tradicional", "Autenticidade na Música", "A retromania na Música", etc.) permitem a leitura crítica de material publicado e a discussão argumentada em aula. Permite ainda a identificação e avaliação das diferentes metodologias utilizadas acumulando a bagagem necessária para um trabalho científico individual.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Marta Dias Teixeira da Costa Anacleto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Funcionando em regime de seminário, a avaliação é periódica contemplando, entre outros possíveis elementos: a) participação ativa nos debates e apresentação de relatórios temáticos b) elaboração de um trabalho de iniciação à investigação, a partir de fontes documentais c) realização de uma prova escrita presencial : 100.0%

Documentos

Fuc corrigida Seminário de Estudos Artísticos -07.08.2015

Bibliografia

CINEMA

AA.VV. Robert Bresson: As Folhas da Cinemateca. Lisboa: Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, 2001.

BRESSON, Robert. Notas sobre o Cinematógrafo, trad. Pedro Mexia. Porto: Porto Editora, 2000.

CUNNEN, Joseph. Robert Bresson: A Spiritual Style in Film. New York: Continuum, 2004.

DIAS BRANCO, Sérgio. “Balthazar: l’arte della presenza e la teologia francescana”. Fata Morgana: Quadrimestrale di cinema e visioni 14 (2011), pp. 163-170.

TEATRO

Biet, Christian e Triau, Christophe (2006). Qu’est-que le théâtre. Paris : Gallimard.

Brook, Peter (1977). L’espace vide. Écrits sur le Théâtre.Paris : Seuil.

Chaouche, Sabine (2010). Le «théâtral» de la France d'Ancien Régime. De la représentation de soi à la représentation scénique. Paris : Honoré Champion

MÚSICA

LEEDY, Paul D., Practical Research. Planning and Design, sixth edition, New Jersey, Merrill, Prentice Hall, 1997

SAMPSEL, Laurie J., Music Research. A handbook, Oxford, Oxford University Press, 2009.