Oficina de Música
0
2024-2025
01012826
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Enunciação de alguns princípios teóricos mas sobretudo intenso trabalho sobre o objecto sonoro. Discussão e análise dos muitos extractos musicais apresentados. Definição de exercícios auditivos, semanais e individuais.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver as capacidades analíticas e descritivas do aluno exclusivamente a partir do exercício da escuta da peça musical. Fornecer ferramentas auditivas para uma melhor compreensão do fenómeno musical e as suas correlações com os diferentes períodos cronológicos. Fomentar a bagagem musical do discente através de uma sólida escuta crítica.
Estágio(s)
NãoPrograma
A presente disciplina propõe um trabalho intensivo em torno da análise auditiva. Abrangendo todo o espectro da arte musical mas com particular enfoque na música erudita, a cadeira vai procurar desenvolver as capacidades analíticas e descritivas de timbres, textura, estrutura rítmica ou forma musical. Pretende-se que, ao término da disciplina, o aluno consiga uma identificação mais completa da obra musical auscultada, das suas principais características e correlacionar com o respectivo contexto histórico e/ou estilístico.
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avalição é periódica contemplando, entre outros possíveis elementos: a) participação ativa nos debates e apresentação de tarefas semanais; b) realização de duas provas escritas presenciais: 100.0%
Bibliografia
• DUFOURCET, Marie-Bernadette, HAKIM, Naji, Guide pratique d’analyse musicale, 6e édition, Éditions Combre, Paris, 2001
• FRIEDMANN, Michael L., Ear Training for Twentieth-Century Music, Yale University Press, 1990
• GUILLARD, Georges, Manuel pratique d’analyse auditive, Ed. Musicales Transatlantiques, 1996
• HORVIT, M., KOOZIN, T., NELSON, R., Music for Ear Training, Shirmer, 2012
• KARPINSKI, Gary S., Aural Skills Acquisition: The Development of Listening, Reading, and Performing Skills in College-Level Musicians, Oxford University Press, 2000.