Oficina de Música

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01012826
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Enunciação de alguns princípios teóricos mas sobretudo intenso trabalho sobre o objecto sonoro. Discussão e análise dos muitos extractos musicais apresentados. Definição de exercícios auditivos, semanais e individuais.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver as capacidades analíticas e descritivas do aluno exclusivamente a partir do exercício da escuta da peça musical. Fornecer ferramentas auditivas para uma melhor compreensão do fenómeno musical e as suas correlações com os diferentes períodos cronológicos. Fomentar a bagagem musical do discente através de uma sólida escuta crítica.

Estágio(s)

Não

Programa

A presente disciplina propõe um trabalho intensivo em torno da análise auditiva. Abrangendo todo o espectro da arte musical mas com particular enfoque na música erudita, a cadeira vai procurar desenvolver as capacidades analíticas e descritivas de timbres, textura, estrutura rítmica ou forma musical. Pretende-se que, ao término da disciplina, o aluno consiga uma identificação mais completa da obra musical auscultada, das suas principais características e correlacionar com o respectivo contexto histórico e/ou estilístico.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Eugénio Estudante Dias Moreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avalição é periódica contemplando, entre outros possíveis elementos: a) participação ativa nos debates e apresentação de tarefas semanais; b) realização de duas provas escritas presenciais: 100.0%

Bibliografia

• DUFOURCET, Marie-Bernadette, HAKIM, Naji, Guide pratique d’analyse musicale, 6e édition, Éditions Combre, Paris, 2001

• FRIEDMANN, Michael L., Ear Training for Twentieth-Century Music, Yale University Press, 1990

• GUILLARD, Georges, Manuel pratique d’analyse auditive, Ed. Musicales Transatlantiques, 1996

• HORVIT, M., KOOZIN, T., NELSON, R., Music for Ear Training, Shirmer, 2012

• KARPINSKI, Gary S., Aural Skills Acquisition: The Development of Listening, Reading, and Performing Skills in College-Level Musicians, Oxford University Press, 2000.