Oficina de Música

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01012826
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Enunciação de alguns princípios teóricos mas sobretudo intenso trabalho prático sobre o objecto sonoro. Discussão e análise de diferentes géneros musicais, de diferentes graus de dificuldade e de proximidade com o discente. O trabalho auditivo procura ser sempre acompanhado por algum trabalho criativo dentro do parâmetro musical a ser trabalhado.

Resultados de Aprendizagem

As Oficinas de Artes do curso, em Cinema, Teatro e Música, destinam-se tanto à experiência da actividade criativa como ao desenvolvimento de ferramentas de mediação entre a natureza reflexiva do curso e as práticas artísticas.

É objectivo desta Oficina fornecer ao discente competências auditivas para, sem o auxílio do suporte escrito, poder analisar os diferentes parâmetros técnicos da obra musical e contextualizá-los cronológica e estilisticamente. Fomentar a bagagem musical do discente através de uma sólida apreensão crítica, competências susceptíveis de ser aplicadas em futuro trabalho de crítica musical ou produção artística.

Após a boa conclusão da unidada curricular, o discente deverá:

- ter adquirido capacidades analíticas e descritivas exclusivamente a partir do exercício da escuta da peça musical;

- ter capacidade para correlacionar o fenómeno musical com os diferentes períodos cronológicos e estéticos.

Estágio(s)

Não

Programa

A presente disciplina propõe um trabalho intensivo em torno da análise auditiva. Abrangendo todo o espectro da arte musical mas com particular enfoque na música erudita, a cadeira vai procurar desenvolver as capacidades analíticas e descritivas de timbres, textura, estrutura rítmica ou forma musical. Cada parâmetro musical será inicialmente trabalhado de forma individual. Progressivamente, os diferentes elementos serão acumulados estimulando, junto do discente, a memória tímbrica e melódica e, consequentemente, a crescente capacidade de acompanhamento e compreensão de um discurso musical. Pretende-se que, ao término da disciplina, o aluno consiga uma identificação mais completa da obra musical auscultada, das suas principais características e correlacionar com o respectivo contexto histórico.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Eugénio Estudante Dias Moreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é periódica contemplando: a) duas frequências; b) exercícios práticos pedidos aos discentes ; c) participação activa nas aulas : 100.0%

Documentos

Fuc corrigida Oficina de Música - 07.08.2015

Bibliografia

• DUFOURCET, Marie-Bernadette, HAKIM, Naji, Guide pratique d’analyse musicale, 6e édition, Éditions Combre, Paris, 2001

• FRIEDMANN, Michael L., Ear Training for Twentieth-Century Music, Yale University Press, 1990

• GUILLARD, Georges, Manuel pratique d’analyse auditive, Ed. Musicales Transatlantiques, 1996

• KARPINSKI, Gary S., Aural Skills Acquisition : The Development of Listening, Reading, and Performing Skills in College-Level Musicians, Oxford University Press, 2000

• PROSSER, Steve, Essential Ear Training for the Contemporary Musician. Berklee Press, 2000