Oficina de Música
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2017-2018
01012826
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Enunciação de alguns princípios teóricos mas sobretudo intenso trabalho prático sobre o objecto sonoro. Discussão e análise de diferentes géneros musicais, de diferentes graus de dificuldade e de proximidade com o discente. O trabalho auditivo procura ser sempre acompanhado por algum trabalho criativo dentro do parâmetro musical a ser trabalhado.
Resultados de Aprendizagem
As Oficinas de Artes do curso, em Cinema, Teatro e Música, destinam-se tanto à experiência da actividade criativa como ao desenvolvimento de ferramentas de mediação entre a natureza reflexiva do curso e as práticas artísticas.
É objectivo desta Oficina fornecer ao discente competências auditivas para, sem o auxílio do suporte escrito, poder analisar os diferentes parâmetros técnicos da obra musical e contextualizá-los cronológica e estilisticamente. Fomentar a bagagem musical do discente através de uma sólida apreensão crítica, competências susceptíveis de ser aplicadas em futuro trabalho de crítica musical ou produção artística.
Após a boa conclusão da unidada curricular, o discente deverá:
- ter adquirido capacidades analíticas e descritivas exclusivamente a partir do exercício da escuta da peça musical;
- ter capacidade para correlacionar o fenómeno musical com os diferentes períodos cronológicos e estéticos.
Estágio(s)
NãoPrograma
A presente disciplina propõe um trabalho intensivo em torno da análise auditiva. Abrangendo todo o espectro da arte musical mas com particular enfoque na música erudita, a cadeira vai procurar desenvolver as capacidades analíticas e descritivas de timbres, textura, estrutura rítmica ou forma musical. Cada parâmetro musical será inicialmente trabalhado de forma individual. Progressivamente, os diferentes elementos serão acumulados estimulando, junto do discente, a memória tímbrica e melódica e, consequentemente, a crescente capacidade de acompanhamento e compreensão de um discurso musical. Pretende-se que, ao término da disciplina, o aluno consiga uma identificação mais completa da obra musical auscultada, das suas principais características e correlacionar com o respectivo contexto histórico.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Eugénio Estudante Dias Moreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação é periódica contemplando: a) duas frequências; b) exercícios práticos pedidos aos discentes ; c) participação activa nas aulas : 100.0%
Documentos
Fuc corrigida Oficina de Música - 07.08.2015
Bibliografia
• DUFOURCET, Marie-Bernadette, HAKIM, Naji, Guide pratique d’analyse musicale, 6e édition, Éditions Combre, Paris, 2001
• FRIEDMANN, Michael L., Ear Training for Twentieth-Century Music, Yale University Press, 1990
• GUILLARD, Georges, Manuel pratique d’analyse auditive, Ed. Musicales Transatlantiques, 1996
• KARPINSKI, Gary S., Aural Skills Acquisition : The Development of Listening, Reading, and Performing Skills in College-Level Musicians, Oxford University Press, 2000
• PROSSER, Steve, Essential Ear Training for the Contemporary Musician. Berklee Press, 2000