Oficina de Cinema
0
2024-2025
01012815
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Apresentação de diferentes possibilidades de abordagem à criação cinematográfica (ficção, documentário, ensaio). Discussão de exemplos fílmicos e processos de trabalho de autores. Acompanhamento e orientação na criação e desenvolvimento de cada proposta, promovendo uma adequação técnica e logística ao mesmo tempo que se procura estimular uma prática artística aliada à reflexão crítica e à autonomia individual.
Resultados de Aprendizagem
No fim do semestre, o estudante deve ser capaz de: (1) entender conceitos base e desenvolver práticas associadas à criação cinematográfica, a partir de uma abordagem teórico-prática; (2) elaborar e realizar um projeto cinematográfico (individualmente ou em grupo), promovendo pela prática a aquisição de conhecimentos técnicos e teóricos para a criação, planeamento, organização, e consumação de um projeto artístico fílmico; (3) utilizar materiais e equipamento de imagem, som, e a montagem, depois de ter adquiro competências básicas para essa utilização.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Adequação do desenvolvimento da proposta de criação de cada projeto consoante o tipo (ficção, documental, ensaio)
2. Escrita, desenvolvimento, produção
3. Filmagem e câmara (planos, enquadramentos, movimentações, plano-sequência, local, iluminação)
4. Som no contexto fílmico (som direto, estúdio, foley, sonorização)
6. Edição (técnicas de montagem, ferramentas de edição, edição reflexiva).
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 100.0%
Bibliografia
ALTON, J. 2013. Painting with Light. Berkeley, Los Angeles, e Londres: University of California Press.
ALVES, P. e GARCIA, F., eds. 2017. Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas. Madrid: ICONO14 / CITCEM.
AMIEL, V. 2016. Estética da Montagem. Lisboa: Texto & Grafia.
BRICCA, J. 2018. Documentary Editing: Principles & Practice. Londres e Nova Iorque: Routledge.
BRISELANCE, M.-F. e MORIN, J.-C. 2012. Gramática do Cinema. Lisboa: Texto & Grafia.
BROWN, B. 2016. Cinematography: Theory and Practice: Image Making for Cinematographers and Directors, 3.ª ed. Londres e Nova Iorque: Routledge.
CHION, M. 2016. A Audiovisão: Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Texto & Grafia.
KATZ, S. 1991. Film Directing Shot by Shot: Visualizing from Concept to Screen. Stoneham, MA: Michael Wise.
MARNER, T. 1980. A Realização Cinematográfica. Lisboa: Edições 70.
RABIGER, M. e HERMANN, C. 2020. Directing the Documentary, 7.ª ed. Londres e Nova Iorque: Routledge.