Oficina de Cinema
0
2021-2022
01012815
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Apresentação de diferentes possibilidades de abordagem à criação cinematográfica (ficção, documentário, ensaio). Discussão de exemplos fílmicos e processos de trabalho de autores. Acompanhamento e orientação na criação e desenvolvimento de cada proposta, promovendo uma adequação técnica e logística ao mesmo tempo que se procura estimular uma prática artística aliada à reflexão crítica e à autonomia individual.
Resultados de Aprendizagem
No fim do semestre, o estudante deve ser capaz de: (1) entender conceitos base e desenvolver práticas associadas à criação cinematográfica, a partir de uma abordagem teórico-prática; (2) elaborar e realizar um projeto cinematográfico (individualmente ou em grupo), promovendo pela prática a aquisição de conhecimentos técnicos e teóricos para a criação, planeamento, organização, e consumação de um projeto artístico fílmico; (3) utilizar materiais e equipamento de imagem, som, e a montagem, depois de ter adquiro competências básicas para essa utilização.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Adequação do desenvolvimento da proposta de criação de cada projeto consoante o tipo (ficção, documental, ensaio)
2. Escrita, desenvolvimento, produção
3. Filmagem e câmara (planos, enquadramentos, movimentações, plano-sequência, local, iluminação)
4. Som no contexto fílmico (som direto, estúdio, foley, sonorização)
6. Edição (técnicas de montagem, ferramentas de edição, edição reflexiva).
Docente(s) responsável(eis)
Miguel Maria George Castelo Mira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 100.0%
Bibliografia
ALTON, J. 2013. Painting with Light. Berkeley, Los Angeles, e Londres: University of California Press.
ALVES, P. e GARCIA, F., eds. 2017. Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas. Madrid: ICONO14 / CITCEM.
AMIEL, V. 2016. Estética da Montagem. Lisboa: Texto & Grafia.
BRICCA, J. 2018. Documentary Editing: Principles & Practice. Londres e Nova Iorque: Routledge.
BRISELANCE, M.-F. e MORIN, J.-C. 2012. Gramática do Cinema. Lisboa: Texto & Grafia.
BROWN, B. 2016. Cinematography: Theory and Practice: Image Making for Cinematographers and Directors, 3.ª ed. Londres e Nova Iorque: Routledge.
CHION, M. 2016. A Audiovisão: Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Texto & Grafia.
KATZ, S. 1991. Film Directing Shot by Shot: Visualizing from Concept to Screen. Stoneham, MA: Michael Wise.
MARNER, T. 1980. A Realização Cinematográfica. Lisboa: Edições 70.
RABIGER, M. e HERMANN, C. 2020. Directing the Documentary, 7.ª ed. Londres e Nova Iorque: Routledge.