Crítica e Estética Musical
0
2024-2025
01012764
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas são organizadas procurando fomentar a interação aluno/a-professor.
A exposição teórica será ilustrada com exemplos musicais e documentais.
Apresentação e discussão de trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre textos ou temas previamente indicados.
Resultados de Aprendizagem
Compreender as principais vertentes e problemáticas da Crítica e Estética Musical. Incentivar e desenvolver a capacidade de argumentação crítica. Estimular uma reflexão crítica sobre a diversidade de correntes estéticas e o espaço que a música ocupa no mundo contemporâneo.
O discente deverá ser capaz de:
- desenvolver a capacidade de interpelação e problematização na área da estética da música cruzando-a com outros problemas filosóficos, artísticos e culturais;
- desenvolver a capacidade de situar conceitos e valores estéticos no contexto histórico-cultural a que pertencem reconhecendo as suas mutações no tempo.
Estágio(s)
NãoPrograma
Retrospectiva das principais problemáticas da Crítica e Estética Musical.
- A estética enquanto reflexão filosófica sobre as artes.
- A natureza da música e o seu significado - principais conceitos, categorias e questões relevantes.
- O pensamento musical na Antiguidade clássica - a música como imitação.
- A música no contexto da modernidade (Baumgarten e Kant) - a música como ideia - racionalismo e empirismo, objectivo e subjectivo, experiência estética e conhecimento.
- As questões centrais do pensamento estético na música do século XIX - a música como forma autónoma - arte e auto-representação do real. Arte como reflexo do mundo.
- As preocupações e conceitos relevantes da fenomenologia - a música como experiência.
- A música como força social, política e económica (Adorno e Attali).
- Principais temas de discussão no mundo contemporâneo - multiplicidade e diversidade de culturas e subculturas musicais, a música enquanto fenómeno multicultural - a estética musical pós-moderna.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Documentos
Fuc corrigida Crítica e Estética Musical - 07.08.2015
Bibliografia
BEARD, David; Kenneth, GLOAG, (eds.), Musicology: The Key Concepts, Routledge, 2005.
BERGER, Karol, A Theory of Art, Oxford University Press, 2000
BLANNING, Tim, The Triumph of Music: Composers, Musicians and Their Andiences, 1700 to the Present, Penguin Books, 2008.
BOWMAN, Wayne, Philosophical Perspectives on Music, Oxford University Press, 1998.
COOK, Nicholas; POPLE, Anthony, (eds.), The Cambridge History of Twentieth-Century Music, Cambridge, Cambridge University Press, 2004.
COOK, Nicholas, Music: A Very Short Introduction, Oxford University Press, 1998.
COOK, Nicholas; EVERIST, Mark, (eds.), Rethinking Music, Oxford University Press, 2001.
HARPER-SCOTT, J. P. E.; SAMSON, Jim, (eds.), An Introduction to Music Studies, Cambridge University Press, 2009.
KIVY, Peter, Introduction to a Philosophy of Music, Clarendon Press, 2002.
GRACYK, Theodore; KANIA, Andrew (ed). The Routledge Companion to Philosophy and Music, Routledge, 2013.
SCRUTON, Roger, The Aesthetics of Music, Clarendon