Crítica e Estética Musical

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01012764
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas são organizadas procurando fomentar a interação aluno/a-professor.

A exposição teórica será ilustrada com exemplos musicais e documentais.

Apresentação e discussão de trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre textos ou temas previamente indicados.

Resultados de Aprendizagem

Compreender as principais vertentes e problemáticas da Crítica e Estética Musical. Incentivar e desenvolver a capacidade de argumentação crítica. Estimular uma reflexão crítica sobre a diversidade de correntes estéticas e o espaço que a música ocupa no mundo contemporâneo.

O discente deverá ser capaz de:

- desenvolver a capacidade de interpelação e problematização na área da estética da música cruzando-a com outros problemas filosóficos, artísticos e culturais;

- desenvolver a capacidade de situar conceitos e valores estéticos no contexto histórico-cultural a que pertencem reconhecendo as suas mutações no tempo.

Estágio(s)

Não

Programa

Retrospectiva das principais problemáticas da Crítica e Estética Musical.

- A estética enquanto reflexão filosófica sobre as artes.

- A natureza da música e o seu significado - principais conceitos, categorias e questões relevantes.

- O pensamento musical  na Antiguidade clássica - a música como imitação.

- A música no contexto da modernidade (Baumgarten e Kant) - a música como ideia - racionalismo e empirismo, objectivo e subjectivo, experiência estética e conhecimento.

- As questões centrais do pensamento estético na música do século XIX - a música como forma autónoma - arte e auto-representação do real. Arte como reflexo do mundo.

- As preocupações e conceitos relevantes da fenomenologia - a música como experiência.

- A música como força social, política e económica (Adorno e Attali).

- Principais temas de discussão no mundo contemporâneo - multiplicidade e diversidade de culturas e subculturas musicais, a música enquanto fenómeno multicultural - a estética musical pós-moderna.

Docente(s) responsável(eis)

José António Oliveira Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Documentos

Fuc corrigida Crítica e Estética Musical - 07.08.2015

Bibliografia

BEARD, David; Kenneth, GLOAG, (eds.), Musicology: The Key Concepts, Routledge, 2005.

BERGER, Karol, A Theory of Art, Oxford University Press, 2000

BLANNING, Tim, The Triumph of Music: Composers, Musicians and Their Andiences, 1700 to the Present, Penguin Books, 2008.

BOWMAN, Wayne, Philosophical Perspectives on Music, Oxford University Press, 1998.

COOK, Nicholas; POPLE, Anthony, (eds.), The Cambridge History of Twentieth-Century Music, Cambridge, Cambridge University Press, 2004.

COOK, Nicholas, Music: A Very Short Introduction, Oxford University Press, 1998.

COOK, Nicholas; EVERIST, Mark, (eds.), Rethinking Music, Oxford University Press, 2001.

HARPER-SCOTT, J. P. E.; SAMSON, Jim, (eds.), An Introduction to Music Studies, Cambridge University Press, 2009.

KIVY, Peter, Introduction to a Philosophy of Music, Clarendon Press, 2002.

GRACYK, Theodore; KANIA, Andrew (ed). The Routledge Companion to Philosophy and Music, Routledge, 2013.

SCRUTON, Roger, The Aesthetics of Music, Clarendon