Corpo e Representação na Cultura Contemporânea
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2024-2025
01012682
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Algumas aulas expositivas, nomeadamente no que diz respeito ao contexto histórico e ao enquadramento teórico da cadeira.
Privilegia-se o debate como metodologia ensino-aprendizagem; assim, as aulas serão centradas na análise e comentário crítico de obras de arte e de textos de teor teórico sobre as questões atinentes à Unidade Curricular.
Resultados de Aprendizagem
- Compreender a importância dos corpos humanos nas representações artísticas contemporâneas;
- Compreender os desafios epistemológicos colocados no ato de leitura das representações dos corpos;
- Compreender as continuidades e as ruturas nas estratégias formais e políticas das representações dos corpos;
- Compreender os processos de legitimação dos objetos enquanto arte;
- Compreender os processos de criação do cânone e decorrentes exclusões;
- Aprender a ler criticamente as representações e os discursos.
Estágio(s)
NãoPrograma
O corpo nas culturas contemporâneas: natureza versus cultura;
O corpo nas culturas contemporâneas: lugar na história e na geopolítica;
Corpo e corporeidade: discursos hegemónicos, perceção e análise crítica;
Corpo e corporeidade: abstração, figuração e materialidade;
Corpos dóceis e transgressão;
Subjetividades e identidades inscritas no corpo e pelo corpo.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
André, João Maria (2002), “As artes do corpo e o corpo como arte”, in Philosophica, #19/20, 7-26;
Berger, John (1972), Ways of Seeing. London: BBC and Penguin Books.
Cruz, Angélica Lima (2010), “O olhar predador: a arte e a violência do olhar”, in Adriana Bebiano e Maria Irene Ramalho (org.). Revista Crítica de Ciências Sociais. # 89: “Estudos Feministas e cidadania plena”. Coimbra: CES, 71-88.
Jaggar, Alison M. & Bordo, Susan (eds.) (1997), Género, corpo, conhecimento. Trad: Brítta Lemos de Freitas. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos.
Macedo, Ana Gabriela e Francesca Rayner (2011), Género, Cultura Visual e Performance. Antologia Crítica. Braga: Húmus.
Orlan (2016), “Arte Carnal”, eRevista Performatus, Inhumas, ano 4, #15, jan.
Sontag, Susan (2003), Olhando o sofrimento dos outros. Lisboa: Gótica.
Serão ainda facultados artigos atuais sobre as questões atinentes à UC publicados em imprensa cultural de referência.