Corpo e Representação na Cultura Contemporânea

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01012682
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino será fundamentalmente de natureza teórico-prática, envolvendo a leitura e comentário crítico de textos teóricos e de textos críticos, bem como a análise e comentário regulares de obras artísticas nos domínios do teatro, da dança, da performance, do cinema e das artes plásticas. Será realizado um teste escrito presencial. Os alunos deverão elaborar de modo acompanhado ao longo do semestre um pequeno ensaio, dedicado à representação do corpo numa obra ou num autor concreto. Estes trabalhos serão pré-apresentados em aula.

Resultados de Aprendizagem

- Compreender a centralidade do corpo nas representações artísticas modernas e contemporâneas;

- Compreender os desafios críticos e perceptivos colocados pelo corpo artístico;

- Descrever as representações dominantes do corpo e da corporeidade no teatro, na performance, na dança e no cinema;

- Elaborar um pequeno ensaio sobre a representação do corpo numa obra de arte contemporânea;

Estágio(s)

Não

Programa

- O corpo contemporâneo: da biopolítica ao corpo mediatizado;

- A questão do corpo e da corporeidade: crítica e percepção;

- O corpo, a sua superfície e a sua subjectivação: as marcas corporais.

- O corpo como objecto de arte;

- Corpo presentificado: teatro e performance;

- O corpo que dança: perspetivas sobre a dança na Europa e nos EUA na passagem do século XX para o século XXI (Merce Cunningham, Pina Bausch, Mauro Bigonzetti e Wayne McGregor).

- O corpo e o cinema: performance e géneros cinematográficos, perceção e subjetividade, tecnologia e efeitos digitais

 

N.B. O programa pode variar de edição para edição consoante o/a docente responsável pela UC.

Docente(s) responsável(eis)

Frederico Maria Bio Lourenço

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Outra: 20.0%
Frequência: 40.0%

Bibliografia

BRANCO, Patrícia S. Castello (ed.), CINEMA. Jornal of Philosophy and the movind Image, Nº 3, “Embodiment and the Body”, 2012.

 

GIL, José, Movimento Total: O Corpo e a Dança, Lisboa, Relógio d’Água, 2001.

 

JEUDY, Henry-Pierre, O Corpo como Objeto de Arte, São Paulo, Editora Estação da Liberdade, 2002.

 

JONES, Amelia, Body Art, University of Minnesota Press, 1998.

 

O'REILLY, Sally, The Body in Contemporary Art, London, Thames & Hudson, 2009.

 

LOURENÇO, Frederico, Estética da Dança Clássica, Lisboa, Cotovia, 2014.

 

RIBEIRO, António Pinto, Corpo a Corpo. Possibilidades e Limites da Crítica, Lisboa, Cosmo, 1997.

 

SASPORTES, José, A Quinta Musa: Imagens da História da Dança, Lisboa, Bizâncio, 2012.