Corpo e Representação na Cultura Contemporânea
0
2018-2019
01012682
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino será fundamentalmente de natureza teórico-prática, envolvendo a leitura e comentário crítico de textos teóricos e de textos críticos, bem como a análise e comentário regulares de obras artísticas nos domínios do teatro, da dança, da performance, do cinema e das artes plásticas. Será realizado um teste escrito presencial. Os alunos deverão elaborar de modo acompanhado ao longo do semestre um pequeno ensaio, dedicado à representação do corpo numa obra ou num autor concreto. Estes trabalhos serão pré-apresentados em aula.
Resultados de Aprendizagem
- Compreender a centralidade do corpo nas representações artísticas modernas e contemporâneas;
- Compreender os desafios críticos e perceptivos colocados pelo corpo artístico;
- Descrever as representações dominantes do corpo e da corporeidade no teatro, na performance, na dança e no cinema;
- Elaborar um pequeno ensaio sobre a representação do corpo numa obra de arte contemporânea;
Estágio(s)
NãoPrograma
- O corpo contemporâneo: da biopolítica ao corpo mediatizado;
- A questão do corpo e da corporeidade: crítica e percepção;
- O corpo, a sua superfície e a sua subjectivação: as marcas corporais.
- O corpo como objecto de arte;
- Corpo presentificado: teatro e performance;
- O corpo que dança: perspetivas sobre a dança na Europa e nos EUA na passagem do século XX para o século XXI (Merce Cunningham, Pina Bausch, Mauro Bigonzetti e Wayne McGregor).
- O corpo e o cinema: performance e géneros cinematográficos, perceção e subjetividade, tecnologia e efeitos digitais
N.B. O programa pode variar de edição para edição consoante o/a docente responsável pela UC.
Docente(s) responsável(eis)
Frederico Maria Bio Lourenço
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Projecto: 20.0%
Frequência: 40.0%
Bibliografia
BRANCO, Patrícia S. Castello (ed.), CINEMA. Jornal of Philosophy and the movind Image, Nº 3, “Embodiment and the Body”, 2012.
GIL, José, Movimento Total: O Corpo e a Dança, Lisboa, Relógio d’Água, 2001.
JEUDY, Henry-Pierre, O Corpo como Objeto de Arte, São Paulo, Editora Estação da Liberdade, 2002.
JONES, Amelia, Body Art, University of Minnesota Press, 1998.
O'REILLY, Sally, The Body in Contemporary Art, London, Thames & Hudson, 2009.
LOURENÇO, Frederico, Estética da Dança Clássica, Lisboa, Cotovia, 2014.
RIBEIRO, António Pinto, Corpo a Corpo. Possibilidades e Limites da Crítica, Lisboa, Cosmo, 1997.
SASPORTES, José, A Quinta Musa: Imagens da História da Dança, Lisboa, Bizâncio, 2012.