Arte e Multimédia
0
2022-2023
01012660
Área Científica do Menor
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Apresentação oral, exposição teórica, descrição e análise de obras multimédia, uso de recursos de investigação em linha, debates, trabalhos de grupo e escrita de blog.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, os/as alunos/as deverão ser capazes de:
a) descrever o processo histórico de integração das artes e dos média (séculos XIX e XX);
b) compreender a dimensão interdisciplinar e intermédia de diversas práticas artísticas contemporâneas (em particular nas artes do espetáculo e nas artes digitais);
c) descrever modos de retroação entre tecnologia e arte;
d) compreender os processos de multimediação na arte atual como extensão da multimediação característica da cultura digital.
Estágio(s)
NãoPrograma
Este programa centra-se na descrição da relação entre os processos de integração das artes e os processos de integração dos média. A observação das práticas multimédia e intermédia contemporâneas será precedida por uma reflexão sobre a especificidade do regime de representação das artes e do regime de inscrição dos média nos séculos XIX e XX. A grelha simbólica da representação artística tradicional (literatura, pintura, música, escultura, teatro, dança) é contrastada com a inscrição automática característica da representação fotográfica, fonográfica, cinematográfica, videográfica e cibernética. Refletimos ainda sobre o modo como a reprodução técnica retroage sobre as próprias práticas e formas artísticas, modificando-as. A reprodutibilidade digital dos média digitais, dependente do processamento computacional, originou uma estética de base de dados que incrementa a recombinação convergente de disciplinas artísticas e de meios tecnológicos.
Docente(s) responsável(eis)
Daniela Côrtes Maduro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas: 30.0%
Mini Testes: 30.0%
Frequência: 40.0%
Bibliografia
Maduro, D. C., ed. (2017). Digital Media and Textuality: From Creation to Archiving. Bielefeld: transcript Verlag.
Marques, D. & Gago, A., orgs. (2020). Investigação-Experimentação-Criação: em Arte-Ciência-Tecnologia. Porto: Universidade Fernando Pessoa.
Murray J.H. (2018) "Research into Interactive Digital Narrative: A Kaleidoscopic View". In: Rouse R., Koenitz H., Haahr M. (eds) Interactive Storytelling. Cham: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-04028-4_1
Portela, M. (2021). "Writing Flows for an Uncertain World: Jean-Pierre Balpe’s Generative Narratives". Arnaut, A.P. e Peixinho, A.T., eds. As Palavras Visíveis. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa/ MinervaCoimbra, 151-172.
Ryan, M.L. (2006). “Narrative, Media, and Modes”, in Avatars of Story. Minneapolis: University of Minnesota Press, 3-30.
Simanowski, R. (2018). The Death Algorithm and Other Digital Dilemmas. Cambridge, MA: The MIT Press.
Tabbi, J., ed. (2020). Post-Digital. London: Bloomsbury. 2 volumes.