Arte e Multimédia

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01012660
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Apresentação oral, exposição teórica, descrição e análise de obras multimédia, uso de recursos de investigação em linha, debates, trabalhos de grupo e escrita de blog.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, os/as alunos/as deverão ser capazes de:

a) descrever o processo histórico de integração das artes e dos média (séculos XIX e XX);

b) compreender a dimensão interdisciplinar e intermédia de diversas práticas artísticas contemporâneas (em particular nas artes do espetáculo e nas artes digitais);

c) descrever modos de retroação entre tecnologia e arte;

d) compreender os processos de multimediação na arte atual como extensão da multimediação característica da cultura digital.

Estágio(s)

Não

Programa

Este programa centra-se na descrição da relação entre os processos de integração das artes e os processos de integração dos média. A observação das práticas multimédia e intermédia contemporâneas será precedida por uma reflexão sobre a especificidade do regime de representação das artes e do regime de inscrição dos média nos séculos XIX e XX. A grelha simbólica da representação artística tradicional (literatura, pintura, música, escultura, teatro, dança) é contrastada com a inscrição automática característica da representação fotográfica, fonográfica, cinematográfica, videográfica e cibernética. Refletimos ainda sobre o modo como a reprodução técnica retroage sobre as próprias práticas e formas artísticas, modificando-as. A reprodutibilidade digital dos média digitais, dependente do processamento computacional, originou uma estética de base de dados que incrementa a recombinação convergente de disciplinas artísticas e de meios tecnológicos. 

Docente(s) responsável(eis)

Manuel José de Freitas Portela

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 30.0%
Participação nas aulas: 30.0%
Frequência: 40.0%

Bibliografia

Maduro, D. C., ed. (2017). Digital Media and Textuality: From Creation to Archiving. Bielefeld: transcript Verlag.

Marques, D. & Gago, A., orgs. (2020). Investigação-Experimentação-Criação: em Arte-Ciência-Tecnologia. Porto: Universidade Fernando Pessoa.

Murray J.H. (2018) "Research into Interactive Digital Narrative: A Kaleidoscopic View". In: Rouse R., Koenitz H., Haahr M. (eds) Interactive Storytelling. Cham: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-04028-4_1

Portela, M. (2021). "Writing Flows for an Uncertain World: Jean-Pierre Balpe’s Generative Narratives". Arnaut, A.P. e Peixinho, A.T., eds. As Palavras Visíveis. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa/ MinervaCoimbra, 151-172.

Ryan, M.L. (2006). “Narrative, Media, and Modes”, in Avatars of Story. Minneapolis: University of Minnesota Press, 3-30.

Simanowski, R. (2018). The Death Algorithm and Other Digital Dilemmas. Cambridge, MA: The MIT Press.

Tabbi, J., ed. (2020). Post-Digital. London: Bloomsbury. 2 volumes.