Análise e Crítica do Espectáculo

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01012550
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino será fundamentalmente de natureza teórico-prática, envolvendo a leitura e comentário crítico de textos, bem como a análise regular e intensa de espetáculos gravados e ao vivo. Será usada uma grande diversidade de suportes e arquivos documentais, com especial atenção aos arquivos fotográficos e arquivos vídeo. Será realizado um teste escrito presencial. Os trabalhos em aula passam pela prática da análise e da crítica. Haverá visitas conjuntas a espetáculos ao vivo e os textos finais serão publicados, após revisão editorial pelos próprios alunos, no blogue do curso.

Resultados de Aprendizagem

- Identificar o propósito da análise do espetáculo;

- Compreender e aplicar os conceitos fundamentais e diferentes instrumentos de análise de espetáculo;

- Compreender a relação entre a prática teatral e as suas condições de recepção;

- Ser capaz de analisar uma produção teatral, em termos de forma, sentido e contexto histórico, criando um discurso escrito crítico estruturado e fundamentado na teoria e na história do teatro.

- Identificar os objectivos do discurso da crítica teatral.

- Descrever a origem e evolução da crítica de teatro até à situação presente.

- Distinguir as diversas modalidades do discurso da crítica teatral.

- Ser capaz de elaborar uma recensão crítica de modo profissional.

Estágio(s)

Não

Programa

- A análise do espectáculo: entre a experiência e a reconstituição; - Os instrumentos da análise do espectáculo (descrição, notação, documentação e mediação); - Conceitos de encenação nas artes do espectáculo; - Componentes do espectáculo (actor, voz, som, espaço, tempo e acção); - A recepção do espectáculo.

- A emergência da crítica e a constituição do espaço público;

- As divisões institucionais da crítica do espetáculo, entre a universidade e o jornalismo;

- A ética, a estética e a ideologia que historicamente marcaram o discurso do crítico;

- As tipologias do discurso crítico: estrutura (recensão, ensaio, notícia crítica), estilo e linguagem;

- A crítica perante os procedimentos criativos contemporâneos: o “estado de espírito dramatúrgico” (B. Dort) e as questões da autoria, da dramaturgia e da adaptação;

- A presença da crítica do espetáculo na imprensa periódica: apresentação de casos e conclusões gerais;

Docente(s) responsável(eis)

Mário Djalme Montenegro Araújo de Castro Neves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

BORIE, Monique, Martine de Rougemont e Javques Scheres (2004) Estética Teatral. Textos de Platão a Brecht. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

CARLSON, Marvin (1997) Teorias do Teatro. Estudo histórico-crítico dos gregos à actualidade. São Paulo: Editora Unesp.

COUNSELL, Colin e Laurie Wolf (2001) Performance Analysis. An Introductory Coursework. London: Routledge.

DRAIN, Richard (editor) (1995) Twentieth Century Theatre: a Sourcebook. Oxon: Routledge.

FRESHWATER, Helen (2009) Theatre and Audience. Hampshire: Palgrave Macmillan.

PAVIS, Patrice (2003) Análise de Espectáculos. São Paulo: Editora Perspectiva.

ROZIC, E. (2021) Generating Theatre Meaning. A Theory and Methodology for Performance Analysis, Sussex AP.

WARDLE, Irving (2003) Theatre Criticism, London, Routledge.

WILES, David (2003) A Short History of Western Performance Space. Cambridge: Cambridge University Press.