Análise e Crítica do Espectáculo
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2021-2022
01012550
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino será fundamentalmente de natureza teórico-prática, envolvendo a leitura e comentário crítico de textos, bem como a análise regular e intensa de espetáculos gravados e ao vivo. Será usada uma grande diversidade de suportes e arquivos documentais, com especial atenção aos arquivos fotográficos e arquivos vídeo. Será realizado um teste escrito presencial. Os trabalhos em aula passam pela prática da análise e da crítica. Haverá visitas conjuntas a espetáculos ao vivo e os textos finais serão publicados, após revisão editorial pelos próprios alunos, no blogue do curso.
Resultados de Aprendizagem
- Identificar o propósito da análise do espetáculo;
- Compreender e aplicar os conceitos fundamentais e diferentes instrumentos de análise de espetáculo;
- Compreender a relação entre a prática teatral e as suas condições de recepção;
- Ser capaz de analisar uma produção teatral, em termos de forma, sentido e contexto histórico, criando um discurso escrito crítico estruturado e fundamentado na teoria e na história do teatro.
- Identificar os objectivos do discurso da crítica teatral.
- Descrever a origem e evolução da crítica de teatro até à situação presente.
- Distinguir as diversas modalidades do discurso da crítica teatral.
- Ser capaz de elaborar uma recensão crítica de modo profissional.
Estágio(s)
NãoPrograma
- A análise do espectáculo: entre a experiência e a reconstituição; - Os instrumentos da análise do espectáculo (descrição, notação, documentação e mediação); - Conceitos de encenação nas artes do espectáculo; - Componentes do espectáculo (actor, voz, som, espaço, tempo e acção); - A recepção do espectáculo.
- A emergência da crítica e a constituição do espaço público;
- As divisões institucionais da crítica do espetáculo, entre a universidade e o jornalismo;
- A ética, a estética e a ideologia que historicamente marcaram o discurso do crítico;
- As tipologias do discurso crítico: estrutura (recensão, ensaio, notícia crítica), estilo e linguagem;
- A crítica perante os procedimentos criativos contemporâneos: o “estado de espírito dramatúrgico” (B. Dort) e as questões da autoria, da dramaturgia e da adaptação;
- A presença da crítica do espetáculo na imprensa periódica: apresentação de casos e conclusões gerais;
Docente(s) responsável(eis)
Mário Djalme Montenegro Araújo de Castro Neves
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Frequência: 60.0%
Bibliografia
BORIE, Monique, Martine de Rougemont e Javques Scheres (2004) Estética Teatral. Textos de Platão a Brecht. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
CARLSON, Marvin (1997) Teorias do Teatro. Estudo histórico-crítico dos gregos à actualidade. São Paulo: Editora Unesp.
COUNSELL, Colin e Laurie Wolf (2001) Performance Analysis. An Introductory Coursework. London: Routledge.
DRAIN, Richard (editor) (1995) Twentieth Century Theatre: a Sourcebook. Oxon: Routledge.
FRESHWATER, Helen (2009) Theatre and Audience. Hampshire: Palgrave Macmillan.
PAVIS, Patrice (2003) Análise de Espectáculos. São Paulo: Editora Perspectiva.
ROZIC, E. (2021) Generating Theatre Meaning. A Theory and Methodology for Performance Analysis, Sussex AP.
WARDLE, Irving (2003) Theatre Criticism, London, Routledge.
WILES, David (2003) A Short History of Western Performance Space. Cambridge: Cambridge University Press.