Música Portuguesa

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01012753
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Apresentação oral, exposição teórica, análise de exemplos musicais e excertos bibliográficos, debate em aula.

Resultados de Aprendizagem

a) Identificar e caracterizar o património monódico e polifónico associado às instituições religiosas e seculares do Antigo Regime: espaços de produção, principais práticas musicais e os seus agentes;

b) Compreender a produção musical portuguesa dos séculos XVI e XVII nos contextos peninsular e europeu;

c) Caracterizar o impacto da regência de João V: afastamento dos modelos musicais anteriores, importação massiva dos modelos e músicos italianos, construção de uma Lisboa à imagem de Roma;

d) Identificar os terrenos de produção musical erudito e popular na aproximação à modernidade, tendo em conta a sua concomitância e mútua definição;

e) Caracterizar a produção de música erudita em Portugal nos séculos XIX e XX, as tendências estéticas, os seus agentes e instituições, repertórios e contextos de produção;

f) Compreender a pluralidade de contextos de produção, e o desenvolvimento de géneros e estilos de música popular na sua trajectória histórica em relação à mediatização da cultura.

Estágio(s)

Não

Programa

A disciplina propõe um percurso pelo Património Musical Português fundamentado em fontes primárias e devidamente contextualizado e ilustrado sonoramente. Pretende fornecer as primeiras ferramentas bibliográficas e metodológicas para a reflexão académica / artística em Música e Musicologia. A reflexão sobre as diferentes matérias será sempre acompanhada de um balanço crítico do estado da investigação. Será feito um percurso, tendencial mas não forçosamente diacrónico, dividido em módulos, da História da Música Portuguesa, desde os primeiros traços do rito moçárabe ou da tradição trovadoresca até à questão da “não inscrição” da música contemporânea portuguesa.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Eugénio Estudante Dias Moreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

• COSTA, J. A. (coord.), Olhares sobre a História da Música em Portugal, 2ª edição, 2015

• BRITO, M. C. de, CYMBRON, L., História da Música Portuguesa, Lisboa, Universidade Aberta, 1992

• CASTELO-BRANCO, S. (ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, Lisboa, Temas & Debates, Círculo de Leitores, 4 vols., 2010

• FERREIRA, M. P. (ed.), Dez Compositores Portugueses. Percursos da escrita musical do século XX, Lisboa, D. Quixote, 2005

• LOSA, L., Machinas Fallantes: a música gravada em Portugal nas primeiras décadas do século XX, Lisboa, Tinta da China, 2014

• NERY, R. V., CASTRO, P. F. de, História da Música, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1991

• PINHO VARGAS, A., Música e Poder. Para uma sociologia da ausência da música portuguesa no contexto europeu, Almedina, 2011

• SILVA, J., Entertaining Lisbon: Music, Theater, and Modern Life in the Late 19th Century, OUP, 2016

• VIEIRA DE CARVALHO, Mário, Escutar a Literatura - Universos Sonoros da Escrita, 2014.