Arte, Vanguarda e Globalização

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01012635
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O método de ensino é teórico-prático, com análise de textos teóricos e escritos de artista. Proceder-se-á à análise de obras de arte e de documentação produzida por artistas e teóricos, sendo os alunos convidados a produzir relatórios e fichas de leitura apresentados em aula.

Resultados de Aprendizagem

Proporcionar um conhecimento dos desenvolvimentos artísticos ativados pelas vanguardas no século XX;

Desenvolver a consciência crítica sobre os processos de globalização no campo da arte contemporânea;

Produzir uma consciência crítica sobre a porosidade entre as 1ªs e 2ªs vanguardas;

Consciencializar para as múltiplas narrativas ideológicas, económicas e políticas da história da Arte do século XX.

Estágio(s)

Não

Programa

1. As vanguardas no século XX e a sua raiz na falência do sistema das Beaux Arts.
2. A Grande Experiência Russa: um contexto paradigmático.
3. Os modernismos no Brasil: do Manifesto Antropófago ao Neo-Concretismo;
4. A apropriação do modernismo na crítica norte-americana.
5. Modernismo e idiossincrasias individuais: Duchamp, Schwitters, Beuys, Nauman e Oiticica.
6. Desmaterialização e desobjectualização: as 2as vanguardas entre o corpo e a linguagem.
7. Dois momentos do caso português: o neo-realismo na sua relação com a América Latina e o experimentalismo da década de 1970.
8. Os processos de luto e a pulverização globalizada da arte contemporânea.

Docente(s) responsável(eis)

Professor a Definir - Faculdade de Letras

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%

Bibliografia

Appolinaire, Chroniques d’art 1902-1918: Paris, 1996
In the beginning was Merz – from Kurt Schwitters to the present day (cat): Berlim, 2000
Harrison, Charles and Wood, Paul (ed), Art in Theory, 1900-1990: Oxford, 1992
De Duve, Thierry, The Definitively Unfinished Marcel Duchamp: 1992
Tupitsyn, Margarita, El Lissitzky beyond the abstract cabinet.(cat) : Porto, 1999
Greenberg, Clement, The Complete Essays and Criticism: Chicago, 1993
Battock, Gregory (ed), Minimal Art: a critical anthology: Berkeley, 1968
Gullar, Ferreira, Experiência Neo-Concreta: S. Paulo, 2007
Hélio Oiticica (cat).: Lisboa, 1993
Lygia Clark (cat): Barcelona, 1997
Out of Actions (cat): Barcelona 1999
Bruce Nauman (cat): Madrid, 1994
Joseph Beuys. (cat): Madrid,
Belting, Hans e Buddensieg, Andrea (ed.),The Global Art World: Audiences, Markets and Museums. Ostfildern: 2009
Foster, Hal, Krauss, Rosalind, Bois, Yves-Alain e Buchloh, Benjamin, Art since 1900: Modernism, Anti-Modernism,Postmodernism:Londres,2005