Arte e Modernismos
0
2024-2025
01012583
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão sob a forma teórico-prática. A apresentação de cada corrente artística será contextualizada do ponto de vista histórico e acompanhada da análise de imagens.
Resultados de Aprendizagem
1. Reconhecer e caracterizar as principais correntes artísticas e respectivos posicionamentos teóricos da primeira metade do século XX, relacionando-os com o contexto histórico em que se inserem;
2. Identificar autores e obras de referência na produção artística de finais do século século XIX e da primeira metade do século XX;
3. Analisar o objecto artístico na sua especificidade, compreendendo-o como documento/testemunho do seu tempo histórico;
4. Caracterizar a evolução do conceito de arte, relacionando-a com as continuidades e rupturas da produção artística da primeira metade do século XX;
5. Problematizar a unicidade do conceito de modernismo, reconhecendo a sua pluradidade;
6. Relacionar as «modernidades alternativas» e as resistências à vanguarda artística com o processo de modernização e as diferentes atitudes/respostas que este gerou.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A relação entre arte e referente: as inovações do final do século XIX
2. Fauvismo
3. Expressionismo
4. Cubismo
5. Futurismo italiano e o "episódeo" futurista português
6. Der Blaue Reiter
7. Suprematismo, Construtivismo e Neoplasticismo
8. Pintura metafísica, Dadaísmo e Surrealismo
9. Resistência, contaminação e reinterpretação das vanguardas artísticas no contexto português
10. O Estado Novo e a procura de um "moderno nacional".
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Mini Testes: 100.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
ARGAN, Giulio Carlo, Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos, São Paulo, Companhia das Letras, 1998.
ARRECHEA, Júlio; SOTO, Victoria, Dicionário de pintura. Século XX, Lisboa, Estampa, 2002.
Art since 1900: modernism, antimodernism, postmodernism, New York, Thames & Hudson, 2004.
BRITES, Joana, O capital da arquitectura, Lisboa, Prosafeita, 2014.
CHIPP, H. B., Teorias da arte moderna, São Paulo, Martins Fontes, 1999.
DAIX, Pierre, Pour une histoire culturelle de l´art moderne: de David à Cézanne, Paris, Odille Jacob, 1998.
HARRISON, Charles; WOOD, Paul (ed.), Art in theory. 1900-2000. An anthology of changing ideas, 2.ª ed, Blackwell Publishing, 2003.
PEREIRA, Paulo (dir.), História da arte em Portugal, vol. III, Lisboa, Círculo de Leitores, 1997.
LYNTON, Norbert, The story of modern art, Oxford, Phaidon, 1989.
WALTHER, Ingo F. (dir.), A pintura impressionista: 1860-1920, Köln [etc], Taschen, 2000.
WALTHER, Ingo F. (org.), Arte do século XX, Taschen, s/l, 2006.