Programação Cultural

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01012539
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Componente expositiva, em sessões de debate sobre conteúdo e sobre textos previamente indicados aos alunos e na apresentação e discussão de planificações de programação elaboradas pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre o aluno deverá estar habilitado a elaborar um projecto no âmbito da programação cultural, com a definição de objectivos, actividades integrantes, orçamento, concepção de comunicação e marketing e faseamento da sua realização.

Estágio(s)

Não

Programa

· Introdução

· Conceitos básicos

· Políticas culturais

· Marketing cultural

· Projetos culturais

· Programação cinematográfica

· Programar durante a pandemia.

Docente(s) responsável(eis)

Patrícia Sequeira Brás

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 15.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

ADORNO, T. Sobre a indústria da cultura. A. Novus, 2003.

BAUMAN, Z. Vida líquida, Zahar, 2007.

COLBERT, F.; CUADRADO, M. et. al. Marketing de las Artes y la Cultura, Editorial Ariel, 2003.

FERREIRA, C. "Intermediários culturais e cidade", em C. FORTUNA & R. P. LEITE (Org.), Plural de Cidade: Novos léxicos urbanos, Almedina CES, 2009, pp. 319-336.

FISCHER-LICHTE, E. “A cultura como 'performance' “, Sinais Cena, 4, 2005.

GIL, C. “O crítico como programador em festivais”, A Cuarta Parede, 2015.

LINHEIRA, J. La cultura como reserva india. Treinta y seis años de políticas culturales en Galicia, Libros.com, 2018.

ROSELLÓ CEREZUELA, D. Diseño y evaluación de proyectos culturales, Ariel, 2005.

PENA, J. “Playlists e cubos de rubik”, A Cuarta Parede, 2015.

PUENTE, S. Industrias culturales y políticas de estado, Prometeo Libros, 2007.

RIBEIRO, A. Pinto. Questões permanentes, Livros Cotovia, 2011.

ZAFRA, R. El entusiasmo. Precariedad y trabajo creativo en la era digital, Editorial Anagrama, 2017.