Programação Cultural
0
2024-2025
01012539
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Componente expositiva, em sessões de debate sobre conteúdo e sobre textos previamente indicados aos alunos e na apresentação e discussão de planificações de programação elaboradas pelos alunos.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre o aluno deverá estar habilitado a elaborar um projecto no âmbito da programação cultural, com a definição de objectivos, actividades integrantes, orçamento, concepção de comunicação e marketing e faseamento da sua realização.
Estágio(s)
NãoPrograma
· Introdução
· Conceitos básicos
· Políticas culturais
· Marketing cultural
· Projetos culturais
· Programação cinematográfica
· Programar durante a pandemia.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 15.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Projecto: 60.0%
Bibliografia
ADORNO, T. Sobre a indústria da cultura. A. Novus, 2003.
BAUMAN, Z. Vida líquida, Zahar, 2007.
COLBERT, F.; CUADRADO, M. et. al. Marketing de las Artes y la Cultura, Editorial Ariel, 2003.
FERREIRA, C. "Intermediários culturais e cidade", em C. FORTUNA & R. P. LEITE (Org.), Plural de Cidade: Novos léxicos urbanos, Almedina CES, 2009, pp. 319-336.
FISCHER-LICHTE, E. “A cultura como 'performance' “, Sinais Cena, 4, 2005.
GIL, C. “O crítico como programador em festivais”, A Cuarta Parede, 2015.
LINHEIRA, J. La cultura como reserva india. Treinta y seis años de políticas culturales en Galicia, Libros.com, 2018.
ROSELLÓ CEREZUELA, D. Diseño y evaluación de proyectos culturales, Ariel, 2005.
PENA, J. “Playlists e cubos de rubik”, A Cuarta Parede, 2015.
PUENTE, S. Industrias culturales y políticas de estado, Prometeo Libros, 2007.
RIBEIRO, A. Pinto. Questões permanentes, Livros Cotovia, 2011.
ZAFRA, R. El entusiasmo. Precariedad y trabajo creativo en la era digital, Editorial Anagrama, 2017.