Iconografia

Ano
0
Ano lectivo
2024-2025
Código
01012506
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão sob a forma teórico-prática. A apresentação dos conteúdos programáticos será acompanhada pela análise de imagens e, ocasionalmente, textos, em cuja problematização os alunos estarão envolvidos. Sempre que possível, desenvolver-se-á trabalho prático, através de visitas de estudo e do contacto com espaços e obras de referência.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer os conhecimentos teóricos e práticos necessários à compreensão, abordagem crítica e aplicação da análise iconográfica, na sua elasticidade conceptual e no seu prolongamento lógico no âmbito iconológico.

Através do conhecimento dos potenciais analíticos e interpretativos, mas também das limitações e problemas, da iconografia aplicada à História da Arte, os alunos deverão ser capazes de identificar, contextualizar e interpretar imagens e espaços, ultrapassando os níveis imediatos de uma análise formal.

Através da aquisição do vocabulário iconográfico indispensável à descodificação de imagens pertencentes a um contexto preciso, os alunos serão munidos das ferramentas essenciais para o reconhecimento e análise de conteúdos temáticos e eventuais sentidos programáticos, de linguagens atributivas e simbólicas, de dinâmicas narrativas, de mecanismos de pensamento simbólico e projecção visual nos vários momentos da arte ocidental.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Iconografia e História da Arte

   1.1. A iconografia antes de si própria: antecedentes 

   1.2. Aby Warburg e Erwin Panofsky: iconografia e iconologia

   1.3. Ernst Gombrich e a “linguística das imagens”

   1.4. Do símbolo ao signo: sematologia e semiótica

   1.5. Abordagens iconográficas no século XX: potenciais e limitações

 

2. Conceitos fundamentais

    2.1. expressão e conteúdo

    2.2. tema, motivo, atributo

    2.3. temporalidade e significação

    2.4. forma simbólica e forma alegórica

 

3. Temas de iconografia

   3.1. Iconografia e Mitologias

   3.2. Iconografia, Teologia, Hagiografia

   3.3. Iconofilia e Iconoclastia

   3.4. Iconografia, Símbolo, Alegoria

   3.5. Iconografia do Espaço

   3.6. Iconografia dos Materiais

   3.7. Iconografia da Performance

 

4. Análise iconológica: estudos de caso

   4.1. Análise da obra de arte

   4.2. Análise de temas

   4.3. Análise transversal de motivos

   4.4. Análise transversal de temas

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Frequência: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

BOLVIG, Axel, LINDLEY, Phillip, History and Images: Towards a New Iconology, Turnhout, Brepols, 2003.

 

CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain, Dicionário dos símbolos, Teorema, Lisboa, 1994.

 

GARCÍA MAHÍQUES, Rafael, Iconografía e Iconologia, 2 vols, Madrid, Ediciones Encuentro, 2008-2009.

 

GERVEREAU, Laurent, Ver, compreender, analisar as imagens, Edições 70, Lisboa, 2007.

 

HECK, Thomas, Picturing Performance: The Iconography of the Performing Arts in Concept and Practice, New York, University of Rochester Press, 1999.

 

PANOFSKY, Erwin, A perspectiva como forma simbólica, Lisboa, Edições 70, 1993.

 

PANOFSKY, Erwin, Estudos de iconologia: temas humanísticos na arte do Renascimento, Estampa, Lisboa, 1995.

 

RIEBER, Audrey, Art, Histoire et Signification. Un essai d’épistémologie d’histoire de l'art, Paris, L'Harmattan, 2012.

 

RÉAU, Louis, Iconographie de l’art chrétien, 5 vols., Presses Universitaires de France, Paris, 1955-1959.