Iconografia

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01012506
Área Científica
História da Arte
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão sob a forma teórico-prática. A apresentação dos conteúdos programáticos será acompanhada pela análise de imagens e, ocasionalmente, textos, em cuja problematização os alunos estarão envolvidos. Sempre que possível, desenvolver-se-á trabalho prático, através de visitas de estudo e do contacto com espaços e obras de referência.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer os conhecimentos teóricos e práticos necessários à compreensão, abordagem crítica e aplicação da análise iconográfica, na sua elasticidade conceptual e no seu prolongamento lógico no âmbito iconológico.

Através do conhecimento dos potenciais analíticos e interpretativos, mas também das limitações e problemas, da iconografia aplicada à História da Arte, os alunos deverão ser capazes de identificar, contextualizar e interpretar imagens e espaços, ultrapassando os níveis imediatos de uma análise formal.

Através da aquisição do vocabulário iconográfico indispensável à descodificação de imagens pertencentes a um contexto preciso, os alunos serão munidos das ferramentas essenciais para o reconhecimento e análise de conteúdos temáticos e eventuais sentidos programáticos, de linguagens atributivas e simbólicas, de dinâmicas narrativas, de mecanismos de pensamento simbólico e projecção visual nos vários momentos da arte ocidental.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Iconografia e História da Arte

   1.1. A iconografia antes de si própria: antecedentes 

   1.2. Aby Warburg e Erwin Panofsky: iconografia e iconologia

   1.3. Ernst Gombrich e a “linguística das imagens”

   1.4. Do símbolo ao signo: sematologia e semiótica

   1.5. Abordagens iconográficas no século XX: potenciais e limitações

 

2. Conceitos fundamentais

    2.1. expressão e conteúdo

    2.2. tema, motivo, atributo

    2.3. temporalidade e significação

    2.4. forma simbólica e forma alegórica

 

3. Temas de iconografia

   3.1. Iconografia e Mitologias

   3.2. Iconografia, Teologia, Hagiografia

   3.3. Iconofilia e Iconoclastia

   3.4. Iconografia, Símbolo, Alegoria

   3.5. Iconografia do Espaço

   3.6. Iconografia dos Materiais

   3.7. Iconografia da Performance

 

4. Análise iconológica: estudos de caso

   4.1. Análise da obra de arte

   4.2. Análise de temas

   4.3. Análise transversal de motivos

   4.4. Análise transversal de temas

Docente(s) responsável(eis)

Joana Filipa da Fonseca Antunes

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Frequência: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

BOLVIG, Axel, LINDLEY, Phillip, History and Images: Towards a New Iconology, Turnhout, Brepols, 2003.

 

CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain, Dicionário dos símbolos, Teorema, Lisboa, 1994.

 

GARCÍA MAHÍQUES, Rafael, Iconografía e Iconologia, 2 vols, Madrid, Ediciones Encuentro, 2008-2009.

 

GERVEREAU, Laurent, Ver, compreender, analisar as imagens, Edições 70, Lisboa, 2007.

 

HECK, Thomas, Picturing Performance: The Iconography of the Performing Arts in Concept and Practice, New York, University of Rochester Press, 1999.

 

PANOFSKY, Erwin, A perspectiva como forma simbólica, Lisboa, Edições 70, 1993.

 

PANOFSKY, Erwin, Estudos de iconologia: temas humanísticos na arte do Renascimento, Estampa, Lisboa, 1995.

 

RIEBER, Audrey, Art, Histoire et Signification. Un essai d’épistémologie d’histoire de l'art, Paris, L'Harmattan, 2012.

 

RÉAU, Louis, Iconographie de l’art chrétien, 5 vols., Presses Universitaires de France, Paris, 1955-1959.