Arte na Construção da Europa Medieval
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2024-2025
01012459
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas. Os conteúdos teóricos são invariavelmente acompanhados pela exposição de imagens servindo de suporte a períodos de reflexão e debate informado (através da disponibilização antecipada de textos de referência) onde, pelo estímulo a uma intervenção ativa por parte dos alunos, se promove o raciocínio crítico. A aprendizagem será complementada, sempre que possível, através de visitas de estudo.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como objectivo fundamental prover os alunos dos conhecimentos necessários para a identificação e compreensão das principais expressões artísticas ocorridas na arte ocidental, numa cronologia balizada, de forma relativa, entre os séculos VI e XIII.
A partir de uma abordagem abrangente e transversal promove-se, por um lado, o entendimento de um quadro múltiplo e complexo, naturalmente dependente de contextos geográficos, históricos e culturais diversos, por outro, a noção da falência dos mecanismos de leitura tradicionais, ancorados em definições estilísticas redutoras e cronologias estanques.
No final do semestre o aluno deve saber:
- identificar e interpretar as prinicipais manifestações artísticas deste período;
- identificar os principais problemas/discussões com ele relacionados;
- organizar e exprimir com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos;
- situar e manusear a bibliografia fundamental.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Arte da Alta Idade Média.
Construção historiográfica e desenvolvimento histórico-artístico. A falência dos rótulos.
A Cristianização do ocidente bárbaro. Experiências visigóticas.
A "renovatio" artística carolíngia
A arte na Hispânia pré-românica. Especificidades da “arte asturiana” e confluências artísticas e culturais em contexto moçárabe.
2. Depois do ano mil: uma Europa coberta por um "manto branco de igrejas".
A monumentalidade; a pedra; a centralidade do culto na vivência românica.
A cultura feudal: senhores e vassalos; oferendas e intercessões.
Rituais e cultos: a morte, o juízo final, os santos e as relíquias.
Dinâmicas de produção, encomenda e recepção. O rei, os monges, as igrejas dos caminhos de peregrinação.
O concílio de Burgos e imposição do rito romano. O papel de Cluny.
3. Arte e arquitetura na "construção" de territórios. As dioceses portuguesas e as catedrais românicas.
Docente(s) responsável(eis)
Joana Filipa da Fonseca Antunes
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Mini Testes: 100.0%
Bibliografia
ALMEIDA, C. A. F. de, História da Arte em Portugal. O Românico, Lisboa, Alfa, 1986.
BARRAL I ALTET, X., O Mundo Românico. Cidades, Catedrais e Mosteiros, Colónia, Taschen, 1999.
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DUBY, G., LACLOTTE, M., História Artística da Europa. A Idade Média, Lisboa, Quetzal, 1997, vol. I.
DUBY, G., O Tempo das Catedrais. A Arte e a Sociedade (980-1420), Lisboa, Estampa, 1979.
FOCILLON, H., Arte do Ocidente: A Idade Média Românica e Gótica, Lisboa, Estampa, 1980.
GRAF, G., Portugal Roman, Yonne, Zodiaque, 1986-1987
KUBACH, H. E., Arquitectura Românica, Madrid, Aguilar, 1977.
LASKO, P., Arte Sacro. 800-1200, Madrid, Cátedra, 1999.
RODRIGUES, J., “O mundo românico”, in História da Arte Portuguesa, vol. I, dir. P. Pereira, Lisboa, Círculo de Leitores, 1995.
TOMAN, R. (ed), O Românico. Arquitectura. Escultura. Pintura, Colónia, Könemann, 2000.
TORVISO, B., El prerrománico en Europa, Madrid, 1990.