Problemas Críticos da Literatura Brasileira

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
01012402
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A disciplina elegerá um ou dois problemas críticos da literatura brasileira por semestre. Será proposto um corpus de textos literários e críticos relevantes para o problema em análise, corpus esse que será objeto de leitura e discussão em sala de aula. As exposições caberão ao docente e aos estudantes, sendo privilegiada uma modalidade de avaliação que permita uma participação, oral e escrita, mais intensa dos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, o estudante deverá (i) reconhecer alguns dos problemas críticos recorrentes da literatura brasileira; (ii) conhecer os textos fundamentais da literatura e da crítica brasileira nos quais se exploram esses problemas; (iii) reconhecer o perfil epistemológico da disciplina, que não é história literária nem teoria; (iv) compreender o contributo da disciplina para uma complexificação e revisão da própria ideia de literatura brasileira.

Estágio(s)

Não

Programa

A disciplina funciona num modelo que não se confunde com o da história literária, percorrendo um corpus não necessariamente sequencial mas eleito em função de um tópico recorrente na literatura brasileira e nos estudos literários brasileiros. Por meio da eleição de «problemas» centrais da tradição literária e crítica brasileira, dar-se-ão a conhecer textos relevantes mas situados em períodos não necessariamente próximos. O papel da disciplina consistirá ainda em ajudar a produzir uma perspetiva crítica dotada de autonomia em relação aos discursos da história literária e da crítica brasileiras, reforçando assim a diferença dos Estudos Brasileiros quando produzidos em Portugal.

Docente(s) responsável(eis)

Osvaldo Manuel Alves Pereira Silvestre

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

● Andrade, M. de (1974). Aspectos da Literatura Brasileira (5.ª ed.). São Paulo: Livraria Martins, Editora.
● Baptista, A. B. (2010). Ideia de Literatura Brasileira com Propósito Cosmopolita. In De Espécie Complicada. Ensaios de Crítica Literária (pp. 171.202). Coimbra: Angelus Novus, Editora.
● Campos, H. de (1992). Metalinguagem & outras metas (4.ª ed.). São Paulo: Perspectiva.
● Candido, A. (1997). Formação da Literatura Brasileira (Vols. 1-2, 8.ª ed.). Belo Horizonte: Editora Itatiaia Limitada.
● Coutinho, A. (1960). Conceito de Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Livraria Académica.
● Lima, L. C. (1991). Pensando nos Trópicos. (Dispersa Demanda II). Rio de Janeiro: Rocco.
● Miranda, W. M. (2010). Nações Literárias. Cotia: Ateliê Editorial.
● Santiago, S. (1982). Vale quanto pesa. (Ensaios sobre questões político-culturais). São Paulo: Paz e Terra.
● Santiago, S. (2000). Uma Literatura nos Trópicos. Ensaios sobre Dependência Cultural (2.ª ed.). Rio de Janeiro: Rocco.