Literaturas São-tomense, Cabo-verdiana e Guineense

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01012386
Área Científica
Literatura de Lingua Portuguesa
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Além das aulas expositivas, com apoio multimédia, esta disciplina aposta numa variedade de formatos interativos de trabalho em pares ou grupos, e de debates guiados. As exposições orais dos/das estudantes fazem parte desse formato interativo de ensino e prevêem uma fase de discussão. É obrigatória a leitura das obras literárias em casa antes das respetivas aulas. 

Resultados de Aprendizagem

- Conhecer sumariamente a história das literaturas dos três países em questão, os principais movimentos e autores/as, alguns textos canónicos e outros mais recentes, bem como alguns elementos culturais além do contexto estritamente literário (p. ex. filmes, música, pintura).

- Entender os principais tópicos destas literaturas e os respetivos debates teóricos.

- Desenvolver um pensamento crítico em torno das obras abordadas, tendo por base tanto os conceitos teóricos do âmbito dos estudos literários, como uma consciência histórica da herança do colonialismo e das novas problemáticas do pós-independência.

Estágio(s)

Não

Programa

A disciplina incide nas literaturas de São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau. É organizada em três blocos interligados, tomando como ponto de partida estes três países. Cada bloco começa com uma introdução à história, sociedade e cultura do país em questão, seguida pela abordagem da história literária (os principais movimentos, revistas, antologias). Serão estudadas obras de diferentes géneros (poesia, conto, romance, teatro) bem como filmes e, em menor medida, outras manifestações culturais (música, pintura). Fazem parte do programa tanto obras canónicas como obras recentes, respeitando a evolução cronológica de tópicos e correntes, partindo da época colonial até ao pós-independência. A análise das obras é acompanhada pela leitura em casa de bibliografia selecionada. Cabe à docente selecionar as obras a abordar em cada ano letivo.

Docente(s) responsável(eis)

Doris Wieser

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
Projecto: 50.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

 

Chabal, P. et al. (orgs) (1996). The Postcolonial Literature of Lusophone Africa. Hurst & Co.

Hamilton, R. (1984). Literatura africana, literatura necessária, II – Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe. Edições 70.

Laranjeira, P. (1995). Literatura africana de expressão portuguesa. Com I. Mata e E. Rodrigues dos Santos. Universidade Aberta.

Leite, A. M. et al. (orgs) (2018). Nação e Narrativa Pós-Colonial III – Literatura & Cinema Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe. Lisboa: Colibri.

Mata, I. (2010). Polifonias insulares. Cultura e literatura de São Tomé e Príncipe. Lisboa: Colibri.

Ribeiro, M. C. & Jorge, S. R. (orgs) (2011). Literaturas insulares: Leituras e escritas de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Afrontamento.

Ribeiro, M. C. & Semedo, O. C. (orgs) (2011). Literaturas da Guiné-Bissau. Afrontamento.

Secco, C. T. et al. (orgs) (2010). África, escritas literárias: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe. UFRJ/UEA.