Literaturas Angolana e Moçambicana

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01012375
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Além das aulas expositivas, com apoio multimédia, esta disciplina aposta numa variedade de formatos interativos de trabalho em pares ou grupos, e de debates guiados. As exposições orais dos/das estudantes fazem parte desse formato interativo de ensino e prevêem uma fase de discussão. É obrigatória a leitura das obras literárias em casa antes das respetivas aulas. 

Resultados de Aprendizagem

- Conhecer sumariamente a história das literaturas de Angola e Moçambique, os principais movimentos e autores/as, alguns textos canónicos e outros mais recentes, bem como alguns elementos culturais além do contexto estritamente literário (p. ex. filmes, música, pintura).

- Entender os principais tópicos destas literaturas e os respetivos debates teóricos.

- Desenvolver um pensamento crítico em torno das obras abordadas, tendo por base tanto os conceitos teóricos do âmbito dos estudos literários, como uma consciência histórica da herança do colonialismo e das novas problemáticas do pós-independência.

Estágio(s)

Não

Programa

A disciplina incide nas literaturas de Angola e Moçambique. É organizada em duas metades interligadas, tomando como ponto de partida estes dois países. Cada metade começa com uma introdução à história, sociedade e cultura do país em questão, seguida pela abordagem da história literária (os principais movimentos, revistas, antologias). Serão estudadas obras de diferentes géneros (poesia, conto, romance, teatro) bem como filmes e, em menor medida, outras manifestações culturais (música, pintura). Fazem parte do programa tanto obras canônicas como obras recentes, respeitando a evolução cronológica de tópicos e correntes, partindo da época colonial até ao pós-independência. A análise das obras é acompanhada pela leitura em casa de bibliografia selecionada. Cabe à docente selecionar as obras a abordar em cada ano letivo.

Docente(s) responsável(eis)

Doris Wieser

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Frequência: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

 

Chabal, P. et al. (orgs) (1996). The Postcolonial Literature of Lusophone Africa. Hurst & Co.

Chaves, R. (2005). Angola e Moçambique: experiência colonial e territórios literários. Ateliê Editorial.

Hamilton, R. (1984). Literatura africana, literatura necessária (Vol. I e II). Lisboa: Edições 70.

Laranjeira, P. (1995). Literatura africana de expressão portuguesa. Com I. Mata e E. Rodrigues dos Santos. Universidade Aberta.

Leite, A. M. et al (orgs) (2012): Nação e narrativa pós-colonial I. Angola e Moçambique. Lisboa: Colibri.

Owen, H. (2007): Mother Africa, Father Marx: Womens's Writing of Mozambique, 1948-2002. NY: Bucknell University Press.

Ribeiro, M. C. & Meneses, M. P. (orgs) (2008). Moçambique: das palavras escritas.Lisboa: Afrontamento.

Rodrigues-Moura, E. & Wieser, D. (orgs) (2015). Identidades em Movimento: Construções identitárias na África de língua portuguesa e seus reflexos no Brasil e em Portugal. TFM.