Literatura Portuguesa Medieval

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01012369
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exposição teórica coordenada com a abordagem histórico-culturalmente contextualizada de textos ilustrativos dos momentos literários a tratar na disciplina, não esquecendo a respetiva integração e receção peninsular e europeia. Discussão de diferentes perspetivas teóricas adotadas pela bibliografia crítica. Exploração hermenêutica de textos medievais nas suas diversas vertentes significativas, com metodologias apoiadas em ciências auxiliares. Pequenas exposições apresentadas pelos alunos, também encaminhados para temas de pesquisa no âmbito do programa. Uso de multimédia e recursos on-line.

Resultados de Aprendizagem

O curso pretende: 1) que os alunos adquiram um quadro de referência que lhes permita ultrapassar o estranhamento inicial face a objetos literários marcados pela grande distância temporal e cultural que separa a atualidade da Idade Média; 2) suscitar neles a curiosidade e capacidade de fruição relativamente a textos e temáticas medievais; 3) proporcionar-lhes um entendimento da Literatura Medieval Portuguesa nas suas especificidades, nas suas articulações peninsulares e na sua integração e tensão com a(s) mundividência(s) europeia(s) da época; 4) familiarizá-los com conceitos, metodologias e perspetivas apoiadas em disciplinas auxiliares que possam fundamentar uma abordagem frutuosa e culturalmente válida de outras obras da mesma época com que venham a entrar em contacto fora do âmbito da unidade curricular.

Estágio(s)

Não

Programa

Abordagem panorâmica da Literatura Portuguesa desde os primeiros textos trovadorescos no vernáculo do ocidente peninsular até à poesia tardo medieval do Cancioneiro Geral, e integração no contexto peninsular e europeu. Privilegiando a produção e circulação literária em âmbito laico, serão definidos dois grandes momentos: o primeiro, correspondente ao apogeu da sociedade feudal, refletindo o multifacetado imaginário cortês e cavaleiresco da nobreza; e o segundo, suscitado pelas mutações sócio-políticas do séc. XIV, respondendo a uma nova ideologia de centralização em que a corte régia, burocrática e palaciana, se apropria da literatura como veiculo de afirmação de autoridade e de encenação de novas formas de sociabilidade. Será dado um destaque particular à vivência da cultura escrita no mundo de matriz e valores senhoriais, e à complementaridade funcional das suas caracterizadas criações literárias nos campos da lírica trovadoresca, da historiografia e do romance arturiano.

Docente(s) responsável(eis)

Maria do Rosário Prata Ferreira dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Periódica
Mini Testes: 25.0%
Outra: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

 

Amado, T.(1991). Fernão Lopes contador de história. Sobre a «Crónica de D. João I». Lisboa:Estampa

Ferreira, M.R.(1999). Águas Doces, Águas Salgadas. Da funcionalidade dos motivos aquáticos na “Cantiga de Amigo”. Porto:Granito

Ferreira, M.R.(2019). Pedro de Barcelos e a Escrita da História. Porto:Est. Criativas

Laranjinha, A.S.(2010). Artur, Tristão e o Graal. A escrita romanesca no ciclo do Pseudo-Boron. Porto:Est. Criativas

Mattoso, J.(2009). Naquele Tempo. Ensaios de História Medieval. Lisboa:Círculo de Leitores

MIranda, J.C.(1998). Galaaz e a ideologia da Linhagem. Porto:Granito

Miranda, J.C.(2005). Aurs mesclatz ab argen. Sobre a primeira geração de trovadores Galego-Portugueses. Porto:Guarecer

Moreira, F.A.(2013). A Crónica de Portugal de 1419. Fontes, Estratégias e Posteridade. Lisboa: Gulbenkian

Oliveira, A.R.(2001). O Trovador galego-português e o seu mundo. Lisboa:Notícias

Tavani, G.(2002). Trovadores e jograis: introdução à poesia medieval galego-portuguesa. Lisboa:Caminho