Literatura Portuguesa do Romantismo ao Fim de Século

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01012358
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O ensino da uc articulará uma componente expositiva, com propósito de síntese e da responsabilidade do docente, com intervenções programadas e orientadas por parte dos estudantes. Serão escolhidas, em cada concretização do programa, obras e textos de leitura integral obrigatória; recorrer-se-á ainda a bibliografia histórico-literária e crítica para consulta e discussão.

Resultados de Aprendizagem

Após completar a unidade curricular, o estudante deverá conhecer as dominantes literárias e a evolução do tempo histórico-literário a que se refere a uc. Aquele conhecimento envolve algumas das grandes obras do cânone literário português do séc. XIX, bem como os enquadramentos periodológicos em que elas se inserem. Para além disso, o estudante deverá conhecer os fatores de ordem social e cultural que indiretamente condicionam aquela evolução literária, compreendendo a sua relação com fenómenos artísticos coetâneos e também com homólogas manifestações temáticas e formais noutras literaturas, em particular europeias. Estes grandes objetivos serão especificados, em função dos programas específicos concebidos por cada docente para esta uc

Estágio(s)

Não

Programa

O romantismo português e as suas relações literárias e ideológicas no espaço europeu. A produção literária da primeira geração romântica, em particular a de Almeida Garrett; a literatura de temática histórica no contexto do romantismo português. A evolução do romantismo em Portugal: do primeiro romantismo à terceira geração romântica. A novelística oitocentista, a partir do romantismo, em particular a camiliana. A emergência do realismo e do naturalismo; a geração de 70. Afirmação e transformação da produção literária de Eça de Queirós. A crise literária do realismo e do naturalismo; os “ismos” finisseculares, em particular a estética simbolista.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Jacinto Santana

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Biblos. Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa. (5 vols.). (1995-2005). Lisboa: Verbo.
Buescu, H. C. (1997). Dicionário do Romantismo Literário Português. Lisboa: Caminho.
Pereira, J. C. S. (2004). História Crítica da Literatura Portuguesa. Volume VII: Do Fim-de-século ao Modernismo. 2Lisboa: Verbo.
Reis, C. e Pires, M. da N. (1999). História Crítica da Literatura Portuguesa. Volume V: O Romantismo (2ª ed.). Lisboa: Verbo.
Reis, C. (Ed.). (2001) História da Literatura Portuguesa. O Romantismo e o Naturalismo. Lisboa: Alfa.
Ribeiro, M. A. (2000). História Crítica da Literatura Portuguesa. Volume VI: Realismo e Naturalismo (2ª ed.). Lisboa: Verbo.
Saraiva, A.J. e Lopes, O. (s/d). História da Literatura Portuguesa (16º ed.). Porto: Porto Editora.