Literatura e outras Artes
0
2025-2026
01012314
Literatura de Lingua Portuguesa
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
No âmbito do contexto interdisciplinar que preside a esta cadeira, a exposição teórica levada a cabo nas aulas e o consequente comentário de textos será sempre ilustrada com exemplos do domínio da pintura e/ou da música, e/ou do cinema. A participação dos alunos será solicitada de forma sistemática quer através da sua participação na aula quer no que diz respeito à proposta de novos materiais de trabalho.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre os alunos deverão conhecer alguns dos movimentos literários e plásticos que caracterizam a cena cultural portuguesa, em estreito paralelo com expressões idênticas na literatura e na arte europeia contemporâneas. Espera-se que os alunos adquiriram conhecimentos e competências que permitam reconhecer as evoluções paralelas da literatura e da pintura e, também, que desenvolvam as capacidades imaginativas, interpretativas e argumentativas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Idealização e reprodução do real: transformações e adaptações intermediáticas
2. Do verbo à imagem
2.1.1. A palavra e a pintura
2.1.2. A palavra e o cinema
2. 1.3. A palavra e outras representações artísticas
3. Revolução e contra revolução(ões) / Continuidade e rutura: expressões literárias e plásticas.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula dos Santos Duarte Arnaut
Métodos de Avaliação
Avaliação Periódica
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Cardoso, A. H. (out. 1995-fev. 1996). A letra e a imagem: o ensino da literatura e o cinema. Discursos. Estudos de língua e cultura Portuguesas, 15-35.
Clüver, C. (jul.-dez. 2006). Inter textus/ Inter artes/ Inter media [versão eletrónica]. Aletria, 6, 11-41. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_txt/ale_14/ale14_cc.pdf
Hernández Les, J. A. (2003). Cinema e Literatura: a metáfora visual. Porto: Campo das Letras.
Hutcheon, L. (2006). A theory of adaptation. London: Routledge.
Joly, M. (1993). A imagem e os signos. Lisboa: Ed. 70.
Metz, C. (1977). A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.
Seixo, M. A. (Ed.) (1979). Análise semiológica do texto fílmico. Lisboa: Arcádia.
Silva, Aguiar e (1996). Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina.
Stam, R. (1992). Reflexivity in film and literature: from Don Quixote to Jean-Luc Godard. New York: Columbia Univ. Press. Arnaut, A. P. e Binet, A. M. (Orgs.) (2018). Revista de