Literatura Brasileira
0
2024-2025
01012303
Literatura de Lingua Portuguesa
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O trabalho na unidade curricular será repartido por momentos de maior pendor expositivo (assegurados ora pelos docentes ora pelos estudantes) e momentos de análise e discussão conjunta de textos e documentos vários relacionados com os temas em apreço.
Resultados de Aprendizagem
Apreender uma visão abrangente da literatura brasileira numa perspetiva histórico-literária; ler criticamente obras literárias previamente selecionadas pelo docente.
Estágio(s)
NãoPrograma
A unidade curricular de Literatura Brasileira define-se como uma disciplina de história literária cujo objeto é a literatura brasileira. Isto significa que esta unidade elege, de entre a longa duração da história da literatura brasileira, um período mais ou menos breve para efeito de apresentação dessa literatura. Caberá ao docente justificar anualmente o período que elege para lecionação, trate-se das origens coloniais, do século XIX ou dos séculos XX e XXI.
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Periódica
Outra: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
BIBLOS - Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa. Lisboa: Verbo.
Bosi, A. (1997). História Concisa da Literatura Brasileira (3ª ed.). São Paulo: Cultrix.
Candido, A. (1997). Formação da Literatura Brasileira (8.ª ed.) (Vols. 1-2). B. Horizonte: Itatiaia.
Castro, S. (Ed.) (1999-2000). História da Literatura Brasileira (Vols. 1-3). Lisboa: Alfa.
Holanda, S. B. de (1982). Raízes do Brasil (15.ª ed.). Rio de Janeiro: José Olympio.
Moisés, M. (2001). História da Literatura Brasileira. (Vols. 1-3). São Paulo: Cultrix.
Proença Filhi, D. (1978). Estilos de Época na Literatura (5.ª ed.). São Paulo: Ática.
Sodré, N. W. (1988). O que se Deve Ler para Conhecer o Brasil (6.ª ed.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Site da Academia Brasileira de Letras: www.academia.org.br/.