Estudos Queirosianos

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01012257
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem ter conhecimentos prévios sobre Literatura Portuguesa do Séc. XIX e preferencialmente a frequência da disciplina Literatura Portuguesa do Romantismo ao Fim do Século.

Métodos de Ensino

O ensino da uc articulará uma componente expositiva, com propósito de síntese, que será da responsabilidade do docente, com intervenções programadas e orientadas, por parte dos estudantes, moderadas pelo docente. Serão escolhidas, em cada concretização do programa, obras e textos queirosianos para leitura integral obrigatória; recorrer-se-á ainda a bibliografia histórico-literária e crítica para consulta e discussão

Resultados de Aprendizagem

O estudante, ao finalizar a disciplina, deve ficar a conhecer, de modo circunstanciado, o lugar e o significado de Eça de Queirós, como autor do cânone, na literatura portuguesa oitocentista; deve ainda compreender a relação de Eça com vultos da chamada geração de 70 e com as ideias e temas culturais que esta representa; o estudante deve compreender também o contributo da produção queirosiana para a evolução da narrativa portuguesa oitocentista, em particular o romance e o conto, bem como a forma como foi mudando a escrita ficcional de Eça, a par da renovação de temas e de ideias plasmadas na sua obra. O estudante deve ainda ter consciência do diálogo que estética realista queirosiana estabelece com outros domínios artísticos coevos.

Estágio(s)

Não

Programa

Eça de Queirós no contexto da Literatura Portuguesa da segunda metade do século XIX. A doutrina literária e a produção literária queirosianas: géneros e estratégias literárias dominantes. O cânone da literatura queirosiana: obras não-póstumas, semipóstumas e póstumas. Eça de Queirós e o Romantismo: formação, receção, crítica e recuperação do legado romântico. A receção e a superação do realismo e do naturalismo. A produção literária queirosiana e a literatura finissecular. A configuração literária do fradiquismo, nos primórdios do modernismo. O último Eça. A fortuna cultural de Eça: artes da representação, cinema, teatro, televisão, etc.

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Albuquerque Figueiredo Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Congresso de Estudos Queirosianos (2002). Coimbra: Liv. Almedina/ILLP.  

Lima, I. P. (1987). As máscaras do desengano. Lisboa: Caminho.

Lisboa, M.M.l (2008). Uma Mãe Desconhecida. Lisboa. IN-CM.

Lourenço, A. A. (2005). Eça de Queirós e o Naturalismo na Península Ibérica. Coimbra: Mar da Palavra.

Lourenço, A.A., Santana, M.H., Simões M.J. (orgs.) (2011) O Século do Romance. Realismo e Naturalismo na Ficção Oitocentista. Coimbra: CLP.

Matos, A. C. (Ed.). (2000). Dicionário de Eça de Queiroz. Lisboa: Caminho.

Reis, C. (1999). Estudos Queirosianos. Lisboa: Presença.

Reis, C. (2009) Eça de Queirós. Lisboa: Ed. 70.

Reis, C.; Milheiro, M. do R. (1989). A Construção da Narrativa Queirosiana. Lisboa: IN-CM.

Rosa, A. M. (1979). Eça, discípulo de Machado? (2ª ed.). Lisboa: Ed. Presença.

Vilela, A. L. (2012). Poética do corpo. Lisboa: Cosmos.

Doc. eletrónicos: 

Reis, C. (Ed.). Eça de Queirós 1845-1900.  http://purl.pt/93/1/

Blogue Eça de Queirós https://queirosiana.wordpress.com/