Culturas Africanas
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2024-2025
01012221
Cultura de Lingua Portuguesa
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Além das aulas expositivas, com apoio multimédia, esta disciplina aposta numa variedade de formatos interativos de trabalho em pares ou grupos, e de debates guiados. As exposições orais dos/das estudantes fazem parte desse formato interativo de ensino e prevêem uma fase de discussão. É obrigatória a leitura de artigos e obras em casa antes das respetivas aulas.
Resultados de Aprendizagem
- Adquirir conhecimentos gerais sobre o continente africano, com especial ênfase na região subsariana: geografia, história, línguas, religiões, vida social, filosofia, artes
- Conhecer exemplos de obras canónicas da literatura africana além das literaturas africanas escritas em língua portuguesa
- Desenvolver um pensamento crítico em torno dos diferentes aspetos culturais abordados, tendo por base tanto os conceitos teóricos dos estudos pós-coloniais e da filosofia africana, como uma consciência histórica da herança do colonialismo e das novas problemáticas do pós-independência.
Estágio(s)
NãoPrograma
O conteúdo programático desta disciplina incide maioritariamente no período posterior à Conferência de Berlim, e mais especificamente na região subsariana. O ponto de partida são aspetos relevantes de diversos países e culturas, não se limitando aos países africanos de língua portuguesa. Geografia, história, línguas, religiões, vida social, filosofia, pensamento político e artes africanas serão abordadas numa perspetiva supranacional, a par da abordagem de casos concretos. A disciplina debruça-se também sobre obras artísticas em concreto tanto do âmbito da literatura de e sobre África (p. ex. Joseph Conrad, Chinua Achebe, Ngũgĩ wa Thiong’o, Chimamanda Ngozi Adichie), como do cinema (p. ex. Osmane Sembène, Licínio Azevedo, Flora Gomes), da música e das artes plásticas e fotografia (p. ex. Malangatana, Zanele Muholi, Keyezua). Cabe à docente selecionar o material a abordar em cada ano letivo.
Docente(s) responsável(eis)
Doris Wieser
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Periódica
Frequência: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Bongmba, E. K. (2012). The Wiley-Blackwell Companion to African Religions. London: Wiley-Blackwell.
Coetzee, P. H. & Roux, A. P. J. (2003). The African Philosophy Reader. (2nd ed.). LoRoutledge.
Davidson, B. (1991). Africa in History: Themes and Outlines. Collier Books / Maxwell Macmillan International.
García, F. & Mata, I. (2016). Pós-colonial e pós-colonialismo: propriedades e apropriações de sentido. LiDialogarts.
Lopes, C. (2020). África em transformação. Desenvolvimento económico na era da dúvida. LiTinta-da-China.
Mazrui, A. A. & Wondji, C. (orgs) (2010). História geral da África VIII: África desde 1935. UNESCO.
Mbembe, Achille (2019). Sair Da Grande Noite. Ensaio sobre a África descolonizada. LisEditora Vozes.
Ngoenha, S. E. (1992). Por uma dimensão moçambicana da consciência histórica. LiEdições Salesianas.
Oyěwùmí, O. (org) (2005). African Gender Studies: A Reader. LoPalgrave Macmillan.
Sow, A. I. et al (1979). Introduction to African Culture: General Aspects. UNESCO.