Matrizes do Renascimento

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01012189
Área Científica
Cultura Italiana
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas são de carácter teórico-prático, recorrendo-se, sempre que necessário, à leitura, análise e comentário dos textos das obras indicadas na bibliografia ou de outras consideradas pertinentes para  a lecionação dos conteúdos em causa. Também estão previstas sessões de orientação dos trabalhos escritos, para discussão dos temas, estrutura e acompanhamento na sua elaboração. De igual modo, está previsto um horário de atendimento semanal aos alunos, para esclarecimento das dúvidas por eles apresentadas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se fornecer aos alunos as linhas gerais da cultura do Renascimento italiano, evidenciando o modo como se projetam nos diferentes âmbitos da produção literária e artística e centrando-se, para o efeito, no estudo de algumas obras de índole diversa, para que este período e a respetiva produção possam ser compreendidos e contextualizados com maior facilidade, possibilitando a compreensão do modo como se projeta pelo mundo culto da época e no futuro até aos nossos dias.

Estágio(s)

Não

Programa

A redescoberta, leitura e recuperação de modelos da Antiguidade Clássica foi um dos traços mais marcantes do Humanismo Renascentista, que teve na Itália o seu berço natural. Essa vontade de reatar o contacto com uma época considerada de florescimento em todos os campos do saber e da cultura projetou-se, embora de modo diferente, tanto no âmbito na literatura, como no da religião ou da arte, da ciência, do direito ou do pensamento, rompendo os grilhões da escolástica medieval, mediante o recurso ao estudo crítico dos textos.

A par da afirmação do Humanismo enquanto redescoberta e síntese dos valores morais e intelectuais da Antiguidade Clássica e do legado judaico-cristão, em paralelo, tem lugar a queda do Império Romano do Oriente, que acarreta como consequência da vinda dos helenistas bizantinos para Itália, o florescimento cultural de novos centros de difusão do conhecimento, acelerando a reforma religiosa e a consequente Contra-Reforma.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Simplício Geraldo Ferro

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Campanella, T. (2014). La Città del Sole. Milano: Feltrinelli [Trad. Álvaro Ribeiro]. Lisboa: Guimarães Editores.

Castiglione, B. (2008). Il Libro del Cortegiano. Milano: Garzanti [Trad. C. A. Brito. Campo das Letras, 2008].

Ceserani, R.; De Federicis, L. (1981). Il Materiale e l’Immaginario. La Società Signorile. Torino: Loescher.

Della Casa, G. (2008). Il Galateo. Milano: Garzanti.

Machiavelli, N. (2014). Il Principe. Milano: Garzanti [Trad. D. P. Aurélio]. Lisboa: Editora 11x17.