Matrizes do Renascimento
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2017-2018
01012189
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas são de carácter teórico-prático, recorrendo-se, sempre que necessário, à leitura, análise e comentário dos textos das obras indicadas na bibliografia ou de outras consideradas pertinentes para a lecionação dos conteúdos em causa. Também estão previstas sessões de orientação dos trabalhos escritos, para discussão dos temas, estrutura e acompanhamento na sua elaboração. De igual modo, está previsto um horário de atendimento semanal aos alunos, para esclarecimento das dúvidas por eles apresentadas.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se fornecer aos alunos as linhas gerais da cultura do Renascimento italiano, evidenciando o modo como se projetam nos diferentes âmbitos da produção literária e artística e centrando-se, para o efeito, no estudo de algumas obras de índole diversa, para que este período e a respetiva produção possam ser compreendidos e contextualizados com maior facilidade, facilitando a compreensão do modo como se projeta pelo mundo culto da época.
Estágio(s)
NãoPrograma
A redescoberta, leitura e recuperação de modelos da Antiguidade Clássica foi um dos traços mais marcantes do Humanismo Renascentista, que teve na Itália o seu berço natural. Essa vontade de reatar o contacto com uma época considerada de florescimento em todos os campos do saber e da cultura projetou-se, embora de modo diferente, tanto no âmbito na literatura, como no da religião ou da arte, da ciência, do direito ou do pensamento, rompendo os grilhões da escolástica medieval, mediante o recurso ao estudo crítico dos textos.
A par da afirmação do Humanismo enquanto redescoberta e síntese dos valores morais e intelectuais da Antiguidade Clássica e do legado judaico-cristão, em paralelo, tem lugar a queda do Império Romano do Oriente, que acarreta como consequência da vinda dos helenistas bizantinos para Itália, o florescimento cultural de novos centros de difusão do conhecimento, accelerando a reforma religiosa e a consequente Contra-Reforma.
Docente(s) responsável(eis)
Manuel Simplício Geraldo Ferro
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Outra: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Campanella, T. (1991). La Città del Sole e altri scritti. Milano: Mondadori (Trad. port.: A Cidade do Sol. Lisboa: Guimarães Editores, 1990).
Castiglione, B. (1981). Il Libro del Cortegiano. Milano: Garzanti
Ceserani, R. & Lidia De Federicis, L. (1981). Il Materiale e l’Immaginario. La Società Signorile. Torino: Loescher
Della Casa, G. (1988). Il Galateo. Milano: Garzanti
Machiavelli, N. (1988). Il Principe e altre opere politiche. Milano: Garzanti (Trad. port.: O Príncipe. Mem Martins: Europa-América, 1976)